Um sistema de teleférico integrado ao transporte marítimo, utilizando lanchas e ferry boats foi proposto por um grupo na Grande Florianópolis (SC). O projeto foi protocolado como Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada e deve ser analisado pela SC Parcerias e Comitê Gestor de Parcerias Público-Privada.
De acordo com a assessoria de imprensa da SC Parcerias, a proposta do teleférico não faz parte do PMI, Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, no qual dois projetos foram apresentados. Porém, a ideia pode ser analisada e, se interessante, implementada posteriormente.
De acordo com o grupo responsável pelo projeto, com prazo de dois anos para conclusão das obras, a previsão de investimento é de R$ 1.302.342, totalmente do setor privado, sem contrapartida do Estado ou dos municípios envolvidos. A exploração comercial das áreas das estações e adjacentes é que financiará a construção e manutenção do sistema como um todo. O projeto foi desenvolvido e proposto pelas empresas ICT do Brasil, LJR Transportes, Leitner e Telvent.
A proposta prevê capacidade para 36 mil passageiros por hora para o transporte por teleférico e 22 mil passageiros por hora para o transporte marítimo. Durante a fase de construção, o sistema gerará 6.800 empregos diretos e outros 10.180 na fase de concessão.
“Trata-se do sistema de menor impacto do ponto de vista ambiental e que poderá ser mais um atrativo turístico para a região metropolitana, trazendo mais divisas e recursos para as cidades envolvidas”, detalha Paulo Medeiro, diretor da ICT do Brasil.
Até domingo (8) as empresas estão expondo no Floripa Shopping uma das cabines do teleférico do Complexo do Alemão, do Rio de Janeiro, com o intuito de apresentar o sistema à população.
Teleférico em Florianópolis
Em março, o prefeito da capital catarinense, Cesar Souza Júnior, já havia anunciado aconstrução de um teleférico ligando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Terminal do Central (Ticen), passando pelo Maciço do Morro da Cruz.
Segundo a Prefeitura, as obras estavam previstas para começar ainda em 2013, com um custo de R$ 142 milhões. O recursos foram garantidos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
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