Os dados estão na última versão do documento que traz informações sobre o BRT e os corredores de ônibus pelo mundo, lançado pela EMBARQ Brasil.
As novidades desde o estudo anterior, do mês de julho, são a implantação do sistema em duas novas cidades – Changde, na China, e Guarulhos-SP – e novos corredores em Buenos Aires, Pequim, Changzhou, Hangzhou, Jinan, Urumqi e Xiamen. O documento mostra de forma simples e objetiva o atual panorama dos BRTs e corredores de ônibus pelo mundo, com dados que incluem a extensão dos corredores, demanda diária, número de cidades em que o sistema opera e a evolução ao longo das décadas.
A apresentação, que pode ser acessada aqui, tem como base os dados do BRTdata.org, site que reúne informações sobre sistemas BRT de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras. A página foi desenvolvida a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).
O BRT não propõe apenas uma mudança no transporte coletivo, mas um novo conceito de mobilidade urbana. Trata-se da implementação de sistemas de transporte eficientes e sustentáveis que se integrem ao planejamento urbano e tornem as cidades lugares mais agradáveis para as pessoas.
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