A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) lançou nesta sexta-feira (30) um curso gratuito de segurança para ciclistas em São Paulo. O objetivo do projeto "Pedalar com Segurança" é melhorar a convivência entre motoristas e ciclistas no trânsito da capital.
Nas aulas teóricas serão tratados assuntos como equipamentos de segurança, manutenção da bicicleta, Código de Trânsito Brasileiro e saúde do ciclista.
Para as aulas práticas, a CET construiu um modelo de estrutura cicloviária com 700 metros lineares, onde os alunos terão a oportunidade de circular e conhecer todos os procedimentos que os ciclistas devem adotar ao se deslocar pela cidade.
No módulo prático também são abordados assuntos como: estratégias para ampliar a segurança em situações de risco no trânsito, técnicas e exercícios de frenagem, equilíbrio, mudanças de marchas e orientações de como manter a bicicleta.
O curso também está aberto para empresas que tenham como objetivo preservar a integridade de seus colaboradores que utilizam a bicicleta para as mais diversas finalidades, seja o trajeto trabalho-residência, seja para o exercício das atividades profissionais.
Segundo a CET, entre janeiro e maio, 15 ciclistas morreram em São Paulo. O número é 42% menor que no mesmo período do ano passado, quando 26 morreram.
O curso terá carga horária de oito horas e é gratuito. Cada turma será formada por 12 participantes. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e saber andar de bicicleta.
Para a população de 11 a 14 anos a atividade de educação de trânsito para ciclistas será complementar à programação já realizada no Espaço Vivencial de Trânsito Caio Graco. O agendamento é realizado pelas escolas e os alunos são conduzidos por ônibus contratado pela CET até o local, onde participam de várias atividades que propiciam sua interação em situações cotidianas do trânsito.
As inscrições podem ser realizada pelo e-mail dco2@cetsp.com.br .Em setembro, as aulas acontecem nos dias 4 e 5, 11 e 12, 17 e 19, 24 e 26.
Leia também:
Cadê a ciclovia?
57% dos jovens paulistanos deixaram de usar carro, revela pesquisa
Metrô de SP assume bicicletários das estações
Sem ciclovia, corredores de ônibus "descumprem" promessa de Haddad