Madri, na Espanha, vai finalmente lançar, em maio de 2014, o seu sistema público de aluguel de bicicletas, que funcionará 24 horas por dia com 1.560 bicicletas.
O anúncio foi feito por Ana Botella, presidente da Câmara de Madri, e por Diego Sanjuanbenito, delegado de Meio Ambiente e Mobilidade daquela cidade, conforme antecipou o jornal El Mundo.
O serviço, que começará a funcionar em maio do próximo ano, será implementado em diferentes fases. Na primeira fase, está previsto que o serviço disponibilize 1.560 bicicletas que serão distribuídas por 120 estações situadas nas Zonas de Emissões Reduzidas da cidade.
Esta iniciativa, que faz parte de um projeto que prevê a sinalização de mais de 60 km de ciclovias e que conta com um investimento de 884 milhões de euros, destina-se às pessoas que queiram utilizar a bicicleta nas suas deslocações diárias, sendo que as tarifas irão variar em função do tempo de aluguel.
“Um turista poderá utilizar o serviço, mas não estamos a promover a bicicleta como forma de lazer, mas sim como um meio de transporte real”, sublinhou Botella, que caracterizou o serviço como “um sistema de transporte complementar a outros meios de transporte público”.
Madrid junta-se, assim, a outras cidades espanholas, como Barcelona e Sevilha, que contam já com um serviço de aluguel de bicicletas.
Leia também:
Por bike e gente, Edimburgo reduz limite de velocidade a 30 km/h
Prefeito e vereadores de Londres recebem vale-transporte
Alemanha terá rodovia exclusiva para bikes