O assessor de mobilidade urbana da Secretaria da Copa (Secopa), Rafael Detoni, explica que independente da Copa do Mundo, Cuiabá estava em uma situação de alerta no que diz respeito à mobilidade urbana, pelo fato de que nos últimos 12 anos, a frota duplicou e o sistema viário permaneceu o mesmo. Com a malha viária sobrecarregada, a Secopa orientou os estudos para que as obras fossem implantadas nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande. São 25 obras de mobilidade urbana realizadas para atender à Copa do Mundo.
De acordo com Detoni, a Secopa elaborou um plano de ação e adequação do sistema viário, principalmente, do transporte coletivo, para que fossem conectados os seis pontos notáveis, que devem interligar o Aeroporto, a Arena Pantanal, os Centros de Treinamento da Barra do Pari em Várzea Grande e na UFMT, a rede hoteleira e o Fun Fest.
"Aproveitamos a Copa e tiramos do plano diretor, algumas das obras que Cuiabá já merecia há muito tempo, e que já haviam sido pensadas há muito tempo, desde 1999, como a solução de trincheira no Santa Rosa e na Jurumirim. E a Lei de Hierarquização Viária de 1999, também propõe novos eixos viários para Cuiabá, e a via Parque do Barbado, que está sendo implementada, já está nesta lei. A duplicação da Archimedes Pereira Lima, está no plano de expansão viária desde 1999", citou.
O assessor explicou que foi aproveitada esta previsão de expansão viária, com adequações para 2013. "Desde 2008, estamos tendo uma taxa de crescimento de 9% ao ano na frota, e ajustamos estes projetos para esta nova realidade", considerou.
Sobre o VLT, a Secopa garante que a tarifa terá o mesmo valor cobrado nos ônibus, sendo que a implantação do modal requer o reordenamento de toda a rede do transporte coletivo. A previsão é de que até o dia 20 de agosto, seja concluído um plano de mobilidade urbana em que serão readequadas as linhas do transporte coletivo, que devem alimentar o VLT, para que a Prefeitura de Cuiabá possa realizar o processo licitatório, do transporte coletivo, que vence em 2014.
Para os dias de jogos do Mundial, Detoni acrescenta que será realizado um plano de ação para garantir que turistas e população possam chegar à Arena Pantanal, em que estão previstos bolsões de estacionamento, que devem contar com ônibus exclusivos, além de outras medidas como programação semafórica, fiscalização e operação dos agentes de trânsito.
No que concerne à capacidade viária de Cuiabá, Detoni cita estudo de 2010, em que foi medido o índice de nível de serviço na qualidade do trânsito, que em uma escala de A até F, sendo A via livre, o município estava com uma média de nível E tendendo à F, que é o ponto máximo de saturação da via. Detoni acredita que com as obras de mobilidade, o nível deve ficar entre B e C.
Além disto, a expectativa é que estas obras de mobilidade urbana sanem a problema pelos próximos 15 anos.
Leia também:
VLT de Cuiabá: 12 carros estão a caminho
Prefeito de Cuiabá veta quatro projetos do transporte público
Fornecedora de vagões do VLT é acusada