Os dados mostram o quanto ainda temos para avançar até o final do ano para completar o que a prefeitura de Manaus prometeu em construir 20 km ou mais de infraestrutura cicloviária. Faltando apenas 4 meses e meio, a atual gestão precisa correr para implantar os 16,9 km ou mais para cumprir a meta de 2013.
Após o lançamento da proposta da ciclovia Boulevard/Ponta Negra, ainda restam aproximadamente 2,3 km para serem completados, que poderiam ser incluídos na obras de requalificação da avenida Getúlio Vargas, por exemplo. Ou expandir esse número para construir uma infraestrutura que assegure a vida de quem pedala pela avenida Djalma Batista. Neste importante eixo viário da capital, e de alto risco, as obras de requalificação tiveram início, mas até o momento nada do que se refere à infraestrutura para bicicleta foi realizado neste trecho.
Diversas ruas de Manaus já estão em obras há algum tempo, mas não há publicado um cronograma de início das obras da ciclovia Boulevarg/Ponta Negra. O que preocupa é o prazo até o final do ano, já que concluir um grande trecho de 14,6 km requer várias intervenções.
Dados sobre as ciclovias de lazer dos parques não foram computados, pois não promovem a mobilidade pela malha viária da cidade, e apresentam-se como fragmentos no meio urbano, dificultando a integração com outra malhas, mas isso poderia ser contemplado, caso a prefeitura ou governo incluam a Djalma ou Centro no plano de metas para ciclovias efetivas.
Outros pontos como o Prosamim também não foram computados, por apresentar diversas falhas, principalmente a falta de sinalização e o conflito de estar junto aos calçadões implantados.
Planejamento
Vale lembrar que o planejamento de uma rede viária de uso público deve considerar as necessidades do tráfego de bicicletas (DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Todo e qualquer projeto deve considerar os elementos de riscos de acidentes para as bicicletas, volumes de distribuição do tráfego, velocidades dos veículos motorizados e locais de travessia. Isso implica a relação para os tipos de infraestrutura que devem receber os usuários de bicicletas de forma extremamente segura.
Esse planejamento precisa ser feito em paralelo e simultaneamente com um Plano Cicloviário para a cidade de Manaus. Sem ela, alguns conceitos acabam sendo deturpados pelos gestores e planejadores, pois a infraestrutura cicloviária pode ser colocada apenas onde 'dá para ser feita' e não onde realmente deve ficar, que são principalmente junto às grandes vias de fluxo intenso. São locais que apresentam alto risco para quem pedala, como por exemplo a avenida Djalma Batista, Constantino Nery, Noel Nutels, Rodrigo Otávio, André Araújo, Recife, Torquato Tapajós, Grande Circular, Franceses, Av. das Torres e Flores e também nas estradas como a Manoel Urbano (AM070).
Este infográfico alimentará um mapa e os dados que permitem acompanhar e cobrar com mais efetividade as medidas de necessidade para se pedalar com segurança nas vias de Manaus.
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