Entre as vias, está a avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central. De acordo com a CET, a faixa exclusiva para ônibus será em toda a extensão da via no sentido centro. Ao todo, serão 4,8 km de extensão desde a praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula.
A nova faixa estará à direita da via e vai funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.
No sentido bairro (no contra-fluxo do tráfego geral), a faixa funcionará no mesmo horário entre a rua Santo Amaro e a rua dos Ingleses e, também, entre a rua Groenlândia e a praça Dom Gastão Liberal Pinto. De acordo com a CET, nos demais trechos a exclusividade dos ônibus vale por período integral.
Na avenida Águia de Haia, zona leste, a faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira nos horários de pico. No sentido centro, das 5h às 9h e, no sentido bairro, das 17h às 20h. A pista para os ônibus vai funcionar em toda a extensão da via, desde a avenida São Miguel até o acesso à Radial Leste, totalizando 4,3 km.
A rua João Teodoro, entre as avenidas do Estado e Tiradentes, também receberá a faixa para priorizar o uso do transporte público. Com 0,9 km de extensão, ela vai funcionar de segunda a sexta, das 6h às 10h. Na via circulam cinco linhas que transportam cerca de 40 mil passageiros em um dia útil.
Já o corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro será ampliado a partir de segunda-feira para dar exclusividade para os ônibus que trafegarem pela avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste.
Segundo a CET, a faixa exclusiva à esquerda vai operar em dois trechos distintos da via. A pista vai complementar trechos do corredor onde anteriormente havia o compartilhamento da via entre os ônibus e os demais tipos de veículos. A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h e aos sábados, das 4h às 15h.
A CET explica que no sentido bairro serão 200 metros de corredor próximo ao viaduto Pompeia. Já no sentido centro, o complemento do corredor terá 300 metros e estará no acesso à avenida General Olímpio da Silveira.
Leia também:
Gasolina 0,50 mais cara para reduzir em R$ 1,20 a passagem do ônibus de São Paulo
Qualidade piora em 13 das 19 empresas de ônibus de São Paulo
Motorista troca carro por ônibus em São Paulo