A solução seria o Hyperloop, um meio de transporte aéreo supersônico feito por tubos.
Musk é fundador da empresa de transporte espacial SpaceX, que desenvolveu os foguetes Falcon 1 e Falcon 9. Além disso, é cofundador da Tesla Motors e da PayPal.
A proposta do sul-africano, que reside na Califórnia, para revolucionar o transporte de massa é chamada de Hyperloop. Seria o transporte de passageiros em cápsulas de alumínio individuais, movidas por turbinas de ar e energia solar em tubos acima do solo.
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O custo da construção do trecho São Francisco – Los Angeles seria de seis a dez bilhões de dólares. A viagem seria realizada em 35 minutos, e custaria, para cada passageiro, cerca de vinte dólares. A jornada entre as cidades, de 643 km de distância, seria feita a uma velocidade de 1287 km/h. Parece loucura, mas Musk jura que vai funcionar. E, segundo o inventor, se ele não construir, alguém o fará.
A criação de um novo sistema de transporte de massa seria uma alternativa para dirigir ou voar de avião. O empresário também critica os trens bala, que seriam lentos, caros e menos seguros, comparados a aviões.
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De acordo com Musk, tudo começou com uma ideia semelhante aos tubos de vácuo, mas, segundo seus cálculos, manter o nível de vácuo por centenas de quilômetros seria insustentável. Além de consumir uma quantia de energia exorbitante, seria extremamente perigoso. Então, o empresário reuniu doze engenheiros de suas empresas – Tesla e SpaceX – para começar a desenvolver a ideia. Eles queriam usar a tecnologia já existente, diminuir ao máximo a pressão no interior do tubo e utilizar o mínimo possível de espaço terrestre.
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A solução preliminar foram dois tubos elevados, um para cada sentido, suportados por torres espaçadas entre cinquenta e cem metros. A escolha de elevar os tubos se deu por haver menos impacto ambiental, não atrapalhando a agricultura, por exemplo. Além disso, a estrutura seria à prova de terremotos e contaria com painéis solares em sua cobertura, capazes de suprir a energia de todo o sistema.
No interior dos tubos, cada cápsula seria montada sobre um par de esquis feitos de inconel, mesmo metal que a SpaceX utiliza para manusear alta pressão e calor, com ar bombeado através de pequenos furos nos esquis para criar uma almofada de ar. Combine isso com ímãs e um campo eletromagnético, e você tem a levitação com pouquíssimo atrito.
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Na frente de cada cápsula, seriam instaladas duas entradas de ar e um turbo compressor elétrico, que impulsiona o ar da frente para trás, movendo a cápsula. A aceleração inicial, de acordo com Musk, seria semelhante a que você experimenta em um avião: um grande impulso.
Cada cápsula poderia transportar uma dúzia de pessoas, ou até carros. Elas utilizariam um motor elétrico de indução linear, uma tecnologia já existente.
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Musk disse que não tinha planos para construir a Hyperloop, mas ele vem repensando a ideia, e quer produzir um protótipo de demonstração. O inventor acredita que o sistema possa existir daqui 7 ou 10 anos. Naturalmente, sendo ainda um conceito, há muito mais trabalho a ser feito. O estudo na íntegra está disponível no blog da Tesla.
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