Os doze primeiros VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) concluídos, de um total de 40 contratados e em produção na Espanha, começaram a ser liberados na terça-feira (13) para embarque rumo ao Brasil. A previsão de chegada é para o final da primeira quinzena de outubro, e os vagões sairão do Porto de Bilbao, na Espanha, para o Porto de Paranaguá, no Paraná.
Em visita oficial às cidades de Beasain e Irún, na Espanha, o secretário da Copa, Mauricio Guimarães, observou toda a estrutura e tecnologia do modal de transportes que será implantado em Cuiabá e Várzea Grande. Acompanhado de executivos da CAF, o secretário acompanhou a logística completa para a liberação do primeiro conjunto de trens do VLT para Cuiabá.
Para o secretário da Secopa, a viagem à Espanha confirma todo o projeto estipulado na produção dos veículos e o cronograma de entrega dos VLTs no Brasil. “A viagem reforça todo o trabalho e o esforço realizado pelo governo de Mato Grosso para entregar à população o que há de mais moderno em transporte público de massa. Os VLTs estão prontos e embarcando para o Brasil”, ressaltou o secretário.
Além de acompanhar a liberação dos primeiros trens, Guimarães observou a construção de outros seis veículos nas fábricas espanholas, desde a sua concepção na fabricação dos trucks, pintura dos vagões e todo o sistema de tecnologia dos trens.
Estudos de integração e tarifa
Foram contratados os estudos de planejamento da rede de transporte coletivo, modelo de integração, modelo operacional e custos para a operação do Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande. A empresa contratada terá o prazo de 90 dias para finalizar o levantamento, orçado em cerca de R$ 143 mil.
De acordo com o assessor de mobilidade urbana da Secopa, Rafael Detoni, o estudo será importante para detalhar como será a integração entre os ônibus e o VLT, apresentando também informações detalhadas para composição da tarifa. “Esse levantamento será encaminhado para Agência de Desenvolvimento Metropolitano, criada neste ano pelo governo do estado, que será responsável por definir o valor tarifa e o modelo de concessão do metrô de superfície”, explicou.
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