Depois da divulgação de dados em que mostram o IQT (Índice de Qualidade do Transporte) do transporte por ônibus na capital paulista, gerenciado pela SPTrans conforme mostramos aqui, um novo dado vem a tona, e mostra um fato bem curioso, ou não.
A pior empresa prestadora de serviço foi a que teve maior remuneração. Trata-se do Consórcio operacional de São Paulo, o Consórcio Leste 4, formado pela Itaquera Brasil (Viação Novo Horizonte), Happy Play e Ambiental Transportes, que opera os trólebus. Ainda que o consórcio tenha registrado queda de 2% no número de passageiros, a remuneração aumentou 5,7%. No mês de junho, enquanto os ganhos dos outros sete consórcios subiram 2,5% em relação ao período anterior, o Consórcio Leste 4 teve aumento de 7,5%.
Regras diferenciadas
A Prefeitura diz que este consórcio é submetido a regras diferentes, já que os contratos foram assinados em 2007 e os demais em 2003. Houve um reequilíbrio financeiro para as empresas hoje administradas por José Ruas Vaz (Ambiental Transportes) e os ex-donos de lotação, Vilson Ferrai e Gerson Sinzinger (Novo Horizonte/Happy Play).
O Consórcio Leste 4 recebe como tarifa da Prefeitura, por passageiro, R$ 2,68, enquanto nas demais empresas a média é de R$ 2,38. Enquanto os outros consórcios tiveram crescimento no desconto de multa de 27%, o Leste 4 teve queda de 26%, com valores descontados de R$ 2,5 milhões, mas as multas somam R$ 10 milhões. No entanto, há vários recursos por parte do consórcio.
Com informações do Blog Ponto de Ônibus
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