RS: Dilma inaugura o primeiro aeromóvel do Brasil

Operação do aeromóvel terá caráter experimental durante 3 meses, em que será gratuito e com horário reduzido. Veículo percorrerá 800 metros

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: Felipe Truda  |  Postado em: 12 de agosto de 2013

Primeiro aeromóvel do país foi inaugurado neste sá

Primeiro aeromóvel do país é inaugurado no RS

créditos: Felipe Truda / G1

 

A presidente Dilma Rousseff inaugurou na manhã do último sábado (10), em Porto Alegre, o primeiro aeromóvel do país. Acompanhada do governador Tarso Genro, do ministro da Educação Aloizio Mercadante, e do prefeito José Fortunati, Dilma deu início às operações do veículo produzido com tecnologia 100% nacional. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, também esteve presente.

O funcionamento do aeromóvel terá caráter experimental pelos próximos 90 dias e deve operar em horário reduzido, com passagem gratuita. O veículo teve um investimento de R$ 37,8 milhões e deve beneficiar cerca de 7 mil usuários por dia, num trajeto de pouco mais de 800 metros. Novas linhas de extensão já estão em fase de estudo, segundo o governo.

"Em Canoas, o aeromóvel vai transportar de 12 a 15 mil pessoas por mês na segunda fase do projeto. Considero que com esse investimento vamos mostrar uma coisa importantíssima, que o aeromóvel é uma ótima solução para algo fundamental que é a mobilidade urbana. Ele é estratégico para a conexão entre os modais", destacou.

 


O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ressaltou o momento "ímpar" para o país. "É um momento histórico para o país, não só para o Rio Grande do Sul e Porto Alegre. É um momento marcante e traz uma perspectiva para nós brasileiros em um instante ímpar neste momento em que o Brasil está vivendo", disse.

Antes do evento, Dilma Rousseff andou no aeromóvel ao lado do presidente da Trensurb, Humberto Kasper, do idealizador do veículo, Oskar Coester, e de outras autoridades. A linha entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho será aberta ao público por volta das 12h.

A presidente relembrou quando morava na capital gaúcha e o veículo, que havia sido projetado ainda na década de 1970, mas não operava, ficava parado no Centro da cidade. "Para mim tem um significado muito especial esta cerimônia. Para quem morou durante mais de 30 anos aqui, o aeromóvel sempre acendeu todas as esperanças que nós temos de ver um empreendimento não usual, não comum, mas revolucionário", disse Dilma. "É de fato silencioso, rápido e econômico. Tem todas as características da sustentabilidade", afirmou.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou um dia “histórico” para a cidade. “Estamos aqui em um dia que certamente será histórico não só para Porto Alegre e para o estado, mas para a discussão da mobilidade urbana. É um dos temas que mais afligem o brasileiro e por isso a presidente abriu uma linha de financiamento do PAC R$ 50 milhões”, disse.

Leia também:

Folhacóptero mostra trajeto previsto para o monotrilho em SP; veja

Os VLTs de Cuiabá e Goiânia

Ao reutilizar trilhos de bonde, Viena dá lição de mobilidade e economia

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário