VLT tem 35% das obras concluídas em Cuiabá, diz TCE

Obra tem prazo de conclusão para março de 2014, segundo o Governo do Estado

Notícias
 

Fonte: Midia News  |  Autor: Lislaine dos Anjos  |  Postado em: 08 de agosto de 2013

Viaduto da Sefaz será uma das primeiras obras do V

Viaduto da Sefaz será uma das primeiras obras concluídas

créditos: Edson Rodrigues/Secopa

 

As obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá avançaram 1,67% no mês de junho, segundo aponta o relatório físico-financeiro das obras da Copa elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e divulgado na segunda-feira (5).

 

O documento, que tem como referência as medições realizadas na obra até o dia 30 de junho deste ano, alerta quanto ao ritmo de evolução nos últimos meses, que resultou na conclusão, até o momento, de 35,48% dos trabalhos – quando o esperado era de que a construção já estivesse 63,40% concluída.

 

O relatório, assinado pelo conselheiro Antônio Joaquim, aponta que as obras para implantação do VLT estão com até 210 dias de atraso em relação ao cronograma original da obra e “não tem demonstrado melhoria no ritmo de execução”.

 

A ordem de serviço para que a obra fosse iniciada foi assinada pelo Governo do Estado em 21 de junho de 2012. O prazo para conclusão é 13 de março de 2014 – a apenas três meses do início do Mundial de 2014.

 

Orçada em R$ 1,477 bilhão e executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda – a obra já consumiu R$ 524,2 milhões dos empréstimos contraídos pelo Estado.

 

A obra incluiu não apenas a implantação dos trilhos e dos vagões do metrô de superfície, mas também a construção de pontes, trincheiras e viadutos por todos os 22,2 km que serão percorridos pelo modal.

 

Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

 

Obras de arte

Já estão em fase final as obras de construção dos viadutos da MT-040 (71,4%), Sefaz (83,3%), UFMT (87,8%), em Cuiabá, e do Aeroporto (85,7%), em Várzea Grande.

 

Já tiveram início, ainda, as trincheiras Luiz Felipe (na Avenida do CPA) e do Km Zero (na Avenida da FEB), bem como o Viaduto da Beira Rio, o Complexo Operacional do VLT e a ponte sobre o Rio Cuiabá (paralela à ponte Júlio Müller).

 

A implantação da via permanente do VLT já foi iniciada também nas avenidas João Ponce de Arruda, XV de Novembro, Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e Fernando Corrêa da Costa.

 

Nas avenidas Coronel Escolástico e Tenente Coronel Duarte (Prainha), tiveram início as remoções de interferência para implantação dos trilhos, mas agora o consórcio realiza estudos arqueológicos e aguarda o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para dar prosseguimento à obra.

 

Leia também:

Prefeito de Cuiabá veta quatro projetos do transporte público 

Cuiabá: licitação do transporte coletivo só em 2014 

Os VLTs de Cuiabá e Goiânia 


Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário