Após décadas registrando intensos alagamentos, bairros situados no entorno do Parque Linear Presidente Jânio Quadros, que compreende o sistema viário do Complexo Segredo, estão sendo contempladas com projetos de intervenção urbanística e contenção de enchentes propostos pela Prefeitura de Campo Grande para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1).
Ao todo, 524 famílias foram removidas da área de risco que ocupavam às margens do Córrego Segredo para conjuntos habitacionais construídos pelo município como Residencial Gaburas, Recanto Pantaneiro e Jardim das Cerejeiras. A obra será entregue amanhã pela prefeitura.
O sistema viário do Complexo Segredo consiste no prolongamento da avenida Ernesto Geisel, com dez quilômetros de extensão - denominado Avenida Prefeito Heráclito de Figueiredo, entre a avenida Mascarenhas de Moraes e a rua Pintassilgo - no Bairro Morada Verde.
Foram construídos 4,8 mil metros de ciclovia e quatro pontes, beneficia diretamente os moradores do Jardim Seminário, Comunidade São Benedito, Monte Castelo, Conjunto Residencial Otávio Pécora, Conjunto Residencial Estrela do Sul, Nascente do Segredo e indiretamente a população residente no Jardim Nova Lima e Morada Verde.
A nova avenida aumenta as opções de acesso a todos os bairros interligados pela Avenida Prefeito Heráclito Figueiredo. Antes, quem estava no Bairro Estrela do Sul, por exemplo, e desejava chegar a região central tinha apenas a Avenida Coronel Antonino como opção. Segundo o secretário municipal de Governo, Rodrigo Aquino, as facilidades para quem mora no Estrela do Sul, por exemplo, serão enormes, pois ele passará a contar com toda estrutura de parque linear, além da valorização comercial dos terrenos.
Outro benefício proporcionado é o asfaltamento e drenagem de 19 bairros, entre eles o Vida Nova, Jardim Presidente, Campo Novo, Vila Marli, Novo Horizonte, Morada do Sossego, Bosque de Avilan, Campo Dourado e Morada Verde. Com a medida, pretende-se evitar alagamentos como os registrados no início do ano na região.
Inauguração
De acordo com o Prefeito Nelsinho Trad (PMDB), esse projeto difere do Cabaça porque vai permitir o controle de cheias, com a construção de duas barragens, que estão sendo concluídas e serão entregues amanhã juntamente com a estrutura de parque linear. Somados, os investimentos para implantação da parte viária, do parque linear do Segredo, da construção de ciclovias, quadras de esportes e centro de educação ambiental, totalizam R$ 35,4 milhões.
O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Aquino, fez questão de ressaltar que a partir de amanhã a população do entorno da avenida já poderá usufruir de toda a estrutura que será oferecida pela obra de revitalização na área. "Estamos finalizando, dando os últimos retoques para entregar tudo prontinho aos moradores e população em geral de Campo Grande", enfatizou.