Diferente do que o mundo em geral vem fazendo, os norte-americanos ainda utilizam muito os seus "veículos particulares" para se deslocarem ao trabalho.
Segundo recente pesquisa do “EUA Census Bureau”, além do número de deslocamentos por carros ter aumentando substancialmente nos últimos 50 anos, as bicicletas ainda são tão irrelevantes que nem possuem uma categoria própria, sendo consideradas como “outros”, juntamente com táxis e etc!
Mesmo com eventos para promover o uso da bicicleta como meio de transporte, tais como o “Bike to Work”, o americano médio ainda não se animou a “pensar fora da caixa”, alegando muitas vezes dificuldades relativas a distância a ser percorrida, ou a altimetria elevada do percurso como motivos principais para não deixar seu carro em casa.
Talvez a comutação seja a solução para estes casos, misturando os modais, dependendo do trajeto a ser percorrido.
Não sabemos se serve de consolo ou não, mas por aqui a situação não é muito diferente. Temos casos isolados espalhados pelo país, mas no geral ainda somos extremamente conservadores com as nossas políticas e incentivos públicos relativos aos meios de transporte, onde claramente a tendência maior é incentivar os meios de transporte privados, tais como os carros e afins.
Parece um cenário desolador, mas na verdade não é, pois cidades como Paris e Nova Iorque mudaram seus paradigmas num espaço de tempo bem curto, cerca de cinco anos em média, privilegiando as bicicletas em seus modais de transporte.
O que falta para nós na maioria dos casos é visão e planejamento de futuro e principalmente a vontade de mudar.
Nós por aqui estamos fazendo a nossa parte. E você? o que tem feito?
Fonte: Eu vou de Bike
Leia também:
Até onde as bikes podem salvar o trânsito de cidades grandes?
Um plano para Nova York
Descobrindo paraísos para andar a pé nos EUA