MOVE é o nome que a Prefeitura de Belo Horizonte escolheu para batizar o BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na capital mineira. A sigla foi mencionada no Diário Oficial do Município pelo primeira vez nesta quarta-feira (7).
A PBH não pretendia antecipar a divulgação do MOVE, mas isso foi necessário para poder lançar o edital para criação de peças de identidade visual para as estações. Após uma série de atrasos e destruição de trechos prontos, o serviço deve começar a operar no início de 2014.
A abertura de concorrência para as empresas foi lançada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura nesta quarta-feira (7). O edital deve ser publicado na página da prefeitura ainda nesta tarde, segundo a secretaria, e prevê que as propostas serão julgadas no dia 12 de setembro de 2013 às 9h. As interessadas em participar devem depositar R$ 30.924,00 até o dia 9 de setembro como garantia.
Segundo o documento, as empresas vencedoras devem prestar "serviços de confecção e instalação de elementos de comunicação visual nas estações de transferência do BRT (Bus Rapid Tansit), denominado MOVE, nos espaços de relacionamento com o público usuário, através de sinalização informativa, direcional e locacional."
A abertura de licitação é assinada pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror. A BHTrans foi procurada para explicar a escolha do nome e a antecipação de sua divulgação, mas o diretor indicado para entrevistas só deve se pronunciar na quinta-feira (8).
Leia também:
Dilma diz que R$ 7,3 bilhões podem ser repassados para mobilidade em BH
RJ: acidente com ônibus do BRT Transoeste deixa 36 feridos
Sistema BRT de Uberaba será entregue em setembro