Coreia do Sul testa ônibus elétrico sem fio

Veículos recebem energia por indução magnética através de cabos implantados sob o pavimento das ruas

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Fonte: Veja.com  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 07 de agosto de 2013

Ônibus não precisa das tradicionais redes expostas

Ônibus não precisa das tradicionais redes expostas

créditos: Divulgação / KAIST

 

Uma nova tecnologia em meios de transporte sustentáveis está sendo testada na Coreia do Sul. Desde terça-feira (6), dois ônibus elétricos que são recarregados sem nenhum fio circulam por um trajeto de aproximadamente 24 km em Gumi, segunda maior cidade da província de Gyeongsangbuk-do, na Coreia do Sul. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia (Kaist).

 

Os veículos, denominados OLEV (Online Electric Vehicle), são alimentados por cabos elétricos implantados sob as vias, 17 centímetros abaixo dos ônibus. Os cabos criam um campo magnético que é transformado em eletricidade por um dispositivo que fica na parte inferior do veículo.

 

Dessa forma, a energia é transferida diretamente para o ônibus, esteja ele parado no trânsito ou se movendo sobre a rua. Esse sistema tornou possível a redução das baterias para cerca de um terço do tamanho das utilizadas em veículos elétricos comuns e eliminou a necessidade de fios e conexões para recarregar.

 

 

Segundo os pesquisadores, o campo magnético criado pelos cabos implantados nas ruas é fraco e não apresenta riscos para os pedestres. Além disso, o sistema é capaz de detectar quando um ônibus OLEV está passando pelo local, e só então ativar o campo magnético.

 

Ampliação

Até 2015, a cidade pretende adicionar mais dez ônibus ao trajeto, e possivelmente ampliar as ruas que oferecem esse sistema. Apenas 5 a 15% da via precisam ser substituídos para que a tecnologia seja implantada. Mesmo assim, os custos com a reforma e a necessidade de interditar diversas ruas para que esse processo seja realizado são fatores que podem desestimular as autoridades a investir no projeto.

 

Antes de ser implantado na cidade, o sistema foi testado e um parque de diversões em Seul e em ônibus que circulam no interior do campus onde foi desenvolvido.

 

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