A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugura nesta segunda-feira (5) a segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no Corredor Norte/Sul, em São Paulo. As faixas serão implantadas em trechos da Avenida 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães, Washington Luís e Jornalista Roberto Marinho, em um total de 10,4 km de pista.
A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6 às 22 horas. O projeto faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.
No novo trecho, circulam 24 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, que transportam 235.375 passageiros por dia útil, e 22 linhas no sentido bairo, que transportam 234.985 usuários por dia útil.
Inicialmente, a CET fará um trabalho de orientação na via, sem registro de autuações. A fiscalização só será iniciada após o fim da implantação da faixa nos trechos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
A faixa exclusiva do Corredor Norte/Sul ainda deverá ser ampliada em uma terceira fase do projeto, ganhando continuidade pelas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela. A previsão é que a terceira etapa comece a operar a partir do dia 12 de agosto.
Alterações de tráfego
A CET vai implantar um sentido único de circulação em um quarteirão das ruas Barão de Suruí, Otávio Tarquínio de Souza e Visconde de Aguiar Toledo, entre a Av. Washington Luís e a Rua Baronesa de Bela Vista.
Nas ruas Barão de Suruí e Visconde de Aguiar Toledo, o tráfego será da Av. Washington Luís para a Rua Baronesa de Bela Vista. Na Rua Otávio Tarquínio de Souza, será no sentido inverso.
Sentido Norte (Centro)
- Av. Washington Luís, trecho entre Rua Laplace/Av. Jônia e Rua Vapabussu;
- Av. Washington Luís, trecho entre Praça Comandante Lineu Gomes e via de acesso ao Aeroporto de Congonhas;
- Av. Washington Luís, trecho entre 90 metros após a passarela (R. Renascença) e saída para a Avenida dos Bandeirantes;
- Av. Moreira Guimarães, trecho entre Av. Miruna e Av. Jandira;
- Av. Moreira Guimarães (pista lateral), Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Prof. Ascendino Reis, trecho entre Av. dos Jamaris e R. Estado de Israel;
- Av. 23 de Maio, entre R. Dr. Luís F. Sobrinho e R. Barão de Ijuí;
- Av. 23 de Maio, trecho entre Viaduto Jaceguai e 50 metros antes da R. Riachuelo;
Túnel João Paulo II (Anhangabaú), entre Viaduto Dr. Eusébio Stevaux e Av. Prestes Maia.
Sentido Sul (Bairro)
- Av. 23 de Maio, entre Av. 9 de Julho e Viaduto Engº Antônio de Carvalho Aguiar;
- Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Moreira Guimarães (pista lateral), entre R. Ipê e Av. dos Jamaris;
- Av. Moreira Guimarães, entre Av. Jandira e Av. Moaci;
- Av. Washington Luís, entre Av. Miruna e 150 metros após Rua Renascença;
- Av. Washington Luís, entre R. Tamoios e R. Laplace/Av. Jônia.
Leia também:
Enfim, boas notícias
SP: Conselho aprova eleição direta para representante da sociedade civil
Sem propostas, licitação da Linha 6 do metrô de São Paulo será revista e sofre atraso