Gestores e técnicos da Prefeitura de Macapáestão reunidos para discutir a elaboração de projetos de mobilidade urbana para a capital.
O encontro que discute o programa “Do PAC ao Plano” é desenvolvido pela prefeitura da capital em parceria com a ONG Embarq Brasil, que desenvolve trabalhos de orientação urbana.
O objetivo da ONG é auxiliar a prefeitura de Macapá a qualificar seus projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que privilegie os interesses dos cidadãos.
Entre os pontos em destaque estão a melhoria do transporte coletivo, com a renovação e a ampliação da frota de veículos; além da implantação de corredores exclusivos para ônibus e bicicletas, que trafegam pelas principais vias da capital.
A diretora-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Cristina Baddini, destaca o objetivo do encontro. “A idéia é discutir um plano de mobilidade para Macapá. Apenas com um projeto adequado poderemos captar recursos federais. Vamos concluir os projetos ainda este ano, para começar a implantar em 2014”, prevê.
De acordo com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, todos os passageiros terão que ser atendidos. “Temos que valorizar o ciclista e o motociclista. Discutir possíveis vias para a implantação de ciclovias e oferecer condições viárias para reduzir o número de carros circulando em Macapá”, ressalta.
O encontro com gestores acontece no auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), no Centro, até esta quinta-feira (1º).
Leia também:
Prefeitura de Manaus destaca 42 projetos de mobilidade
Em Macapá, transporte urbano pressiona administrações de todas as cores partidárias
Prefeitura de Porto Velho (RO) faz audiências sobre Plano de Mobilidade