A Prefeitura do Recife deu início na segunda-feira (29) à recuperação das calçadas da região central da cidade. A ação contempla as ruas das Flores e João Souto Maior, que fazem parte do polígono do Carmo, e a rua Sete de Setembro, no coração do centro, no bairro da Boa Vista.
Esta é a primeira etapa das intervenções a serem realizadas pela Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife), com investimento de cerca de R$ 3 milhões. A ideia é buscar uma padronização para os passeios públicos da capital. As calçadas da ruas das Flores e João Souto Maior vão receber pedras mineiras. A estimativa é cobrir cerca de 1.700 m² e 216 m², respectivamente. Já a Rua Sete de Setembro receberá revestimento em pavers (blocos de concreto) e em pedra mineira, cobrindo cerca de 690 m².
Segundo o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa, a escolha da pedra mineira na pavimentação principalmente da região central poderá proporcionar maior valor paisagístico ao local, em harmonia com os prédios históricos. Fora dessa área, a opção de piso para os passeios públicos foram os blocos intertravados de concreto (pavers).
As obras incluem ainda melhorias no sistema de drenagem e na acessibilidade. A pavimentação dos passeios será executada em materiais antiderrapantes, com pisos podotáteis, sinalizadores e direcionais.
Intervenções
O projeto completo terá investimento da ordem de R$ 20 milhões e contemplará a implantação e recuperação de 140 km de calçadas. Além disso, serão incluídas 1.000 rampas de acessibilidade com duração prevista de um ano para a execução dos serviços.
O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos e de Mobilidade e Controle Urbano. A Emlurb é responsável pela execução e fiscalização do projeto.
As intervenções beneficiarão os mais importantes corredores viários da cidade. Além do centro do Recife, os primeiros bairros a serem contemplados serão Afogados, na zona oeste, Água Fria e Casa Amarela, na zona norte.
Leia também:
Newsletter - Edição 76 - "Beatriz caiu e não foi por acidente"
Editor do Mobilize alerta sobre os "perigos" das calçadas brasileiras
Estacionar carro nas calçadas do Recife vai gerar multa mais pesada a partir de agosto