Previsto inicalmente só para o transporte de cargas, o projeto de ferrovia ligando Belo Horizonte a Candeias, a cerca de 60 km de Feira de Santana, na Bahia, poderá operar também para passageiros.
Essa foi uma das propostas apresentadas na tarde de ontem (25) pelos moradores da região, durante reunião participativa em Feira de Santana, promovida pela Superintendência de Infraestrutura de Serviços de Transporte Ferroviário de Carga (Sufer), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Conforme informações da assessoria de imprensa, não existe impedimento para que a ideia possa ser concretizada, o que depende do interesse de empresas em fazer este tipo de operação. Entretanto, a ideia é que seja viabilizado transporte de cargas de Belo Horizonte até Candeias, na região metropolitana de Salvador (BA).
Outro sugestão da reunião, que contou com a participação de 18 pessoas, seria estender a linha até o Porto de Aratu, no Recôncavo Baiano.
O objetivo do encontro, segundo a Agência, é colher contribuições aos estudos preliminares que serão utilizados no processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário que deve ter 1.419 km e deve consumir investimentos de R$ 10,66 bilhões a R$ 12,158 bilhões, segundo projeto de engenharia da ANTT. O custo, baseado em estudos preliminares, varia de acordo com o traçado, que ainda não foi definido.
A ferrovia deve passar por 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia.
Nesta sexta-feira (26) será a vez dos mineiros de Montes Claros (Norte) opinarem sobre o projeto. A reunião vai acontecer no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, das 14 às 18h.
Fase de definição do traçado
Começou esta semana a fase de audiências públicas do projeto da ferrovia que vai ligar Belo Horizonte a Candeias, na região metropolitana de Salvador (BA). O objetivo dos encontros é permitir que a sociedade local possa contribuir com o projeto, que será concedido à iniciativa privada pelo Programa de Investimento em Logística, do governo federal.
Em entrevista à TV NBR, o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Jean Mafra dos Reis, disse que a intenção é que a licitação seja concluída até o final deste ano e que o contrato possa ser assinado ainda no primeiro semestre de 2014.
Ele explicou que a fase de audiências públicas é importante para que seja definido o traçado.
A agência já encerrou o prazo para sugestões online e por escrito, chamada de fase de tomada de subsídio.
O superintendente ressaltou que a ferrovia, que irá ligar o Nordeste ao Sudeste do país, irá beneficiar o transporte de cargas de vários setores, com destaque para petróleo e derivados, minério de ferro, contêineres e, eventualmente, grãos.
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