Em Nova York, a população passou a contar, em junho, com 6 mil “citi bikes”, distribuídas em 333 estações de Manhattan ao Brooklyn. A iniciativa não vai parar por aí, pois a meta é disponibilizar 10 mil bikes em 600 estações, o que pode tornar o projeto um dos maiores do mundo.
Mas não basta ter bicicleta. Segurança e infraestrutura são incentivos fundamentais na tomada de decisão entre o carro ou a magrela. Em cinco anos, o governo local instalou mais de 400 km ciclovias para que o tráfego ocorra.
Iniciativas para devolver o espaço urbano para as pessoas também foram feitas, como a proibição de carros na Times Square, as sinalizações priorizando o pedestre e as ciclovias na Columbus Square e na Delancey Street.
Devolver a cidade para as pessoas e, por que não, para o transporte não motorizado, muda a cultura e a relação das pessoas com a cidade para melhor.
Antes e depois: Columbus Circle foi totalmente repaginada para priorizar pedestres e transporte sustentável.
Columbus Circle. Como consequência, mais segurança viária.
Ciclovia em NYC: incentivo para deixar o carro na garagem.
Na Times Square, os carros foram substituídos… por pessoas!
Delancey Street: pedestre em primeiro lugar.
Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.
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