Normalmente usada em passeios e locomoção por curtas distâncias, a bicicleta também é uma opção de meio de transporte para adultos que queiram transportar crianças. Se as devidas precauções forem tomadas, a “magrela” pode ser uma alternativa tão segura quanto qualquer outro veículo.
Para transportar crianças de forma segura em cima da bicicleta, os adultos devem providenciar uma cadeirinha específica para esta finalidade, à venda em lojas de artigos para ciclistas. O tipo de cadeirinha é determinado pela idade e peso do pequeno passageiro. De acordo com o técnico em bicicletas Delmo Novaes, crianças de até 15 kg usam uma peça com encosto, aquelas que pesam de 15 kg a 30 kg utilizam uma espécie de acento acoplável à traseira do veículo.
"O ideal é escolher a cadeirinha de acordo com o tamanho e peso da criança. Existem vários modelos. As mais novas, de até três anos, usam cadeiras que aguentam no máximo 15 kg. Depois desta idade, há uma base para a traseira da bicicleta que aguenta até 30 kg", explica ele.
Cadeirinha para transportar crianças devem estar de acordo com peso delas (Foto: Reprodução SporTV)
Além da cadeirinha, os adultos devem se certificar de que as crianças estão usando o cinto de segurança, a presilha que prende os pés à bicicleta e um capacete. Aqueles que são pais de duas crianças também podem carregar os dois filhos ao mesmo tempo, basta colocar uma cadeirinha na frente e outra atrás do veículo.
"É possível, sim, andar com duas crianças com segurança. O ideal é uma bicicleta com quadro baixo no meio", ensina Delmo.
Leia também:
A vida sem carro, por Raí
Cicloturismo - Viaje o Brasil de bicicleta
Ciclovia causa discussões em Porto Alegre