O rodízio municipal de veículos pode ser expandido em 240 quilômetros, em vias localizadas fora do centro expandido da capital paulista, já a partir de outubro. Em entrevista à rádio CBN, o diretor de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Tadeu Leite Duarte, afirmou que, no mês, a companhia provavelmente já terá pessoal e aparelhagem para fiscalizar o cumprimento do rodízio nas novas vias que serão incluídas.
“Em meados de setembro, com a implantação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana e também com a implantação do novo sistema de fiscalização eletrônica, nós acreditamos que a partir de outubro ou novembro podemos começar a vislumbrar uma expansão geográfica do atual modelo de rodízio na cidade”, afirmou Duarte.
Principais eixos
De acordo com o diretor de planejamento, as vias que vão ser incluídas no sistema fazem parte dos principais eixos de trânsito da cidade. Entre elas estão a Avenida Aricanduva, na Zona Leste, as avenidas Elizeu de Almeida e Francisco Morato, na Zona Oeste, as avenidas Engenheiro Caetano Álvares e Braz Leme, na Zona Norte, e as avenidas João Dias, Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís, na Zona Sul.
O anúncio da expansão do rodízio para mais 172 ruas da capital foi feito pela CET em maio. Um estudo realizado pela companhia mostra que a velocidade média nos principais corredores de veículos da cidade caiu na comparação entre 2011 e 2012, tanto no período da manhã quanto no da tarde. No início do dia, a média foi de 26 km/h para 23 km/h. Já no horário da volta para casa a velocidade média caiu de 17 km/h para 15 km/h, pior marca desde 2008.
Reprodução: Jornal Metro São Paulo
Leia também:
Decisão para ampliar rodízio em SP depende de estudo, diz Haddad
SP: rodízio de carros será ampliado em 240 km
São Paulo: leitor sugere rodízio em toda a cidade