A cidade Jundiaí, a 60 km da capital paulista, está investindo da realização de obras de calçadas com foco na sustentabilidade. O concreto tradicionalmente usado na pavimentação, no caso de algumas vias foi substituído pela prefeitura local por madeira reutilizada.
“Impedimos que esses materiais fiquem abandonados em algum canto da cidade”, explicou o diretor da Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí, Chaves Téo Cavalcanti. O material é proveniente de postes antigos das companhias de abastecimento que foram doados à prefeitura.
A novidade tinha sido destacada pelo Mobilize em fevereiro, quando as obras foram iniciadas perto do Jundiaí Shopping. Agora, um novo trecho acaba de ser inaugurado, entre as ruas Nanci Carlota e Henrique Brunini, no Parque Eloy Chaves, com extensão total de 110 metros, dos quais 33 utilizaram esse novo modelo de calçada.
Além dos benefícios paisagísticos e ecológicos, a iniciativa ajuda a economizar recursos públicos, já que um mesmo trecho de calçada pode sair até três vezes mais barato com a reutilização da madeira, em vez do concreto, comenta Cavalcanti.
Entre as vias reformadas há um trecho antes ocupado por uma antiga ponte de concreto sobre um córrego, que apresentava sinais de desgaste. Após os serviços, foi instalada a nova travessia feita com madeira reutilizada, um exemplo de solução combinando harmonia à paisagem local com os baixos custos. “Era uma solução técnica e se transformou em uma peça paisagística”, comenta o diretor responsável.
Confira as novas calçadas de Jundiaí na galeria de fotos
Leia também:
Na Holanda, cientistas criam calçadas que neutralizam poluição
Comissão aprova padrão de acessibilidade de calçadas para pessoas com deficiência
No RJ Projeto 'Calçada Livre' chega ao entorno da estação Cantareira