Rodoanel Norte (SP) é criticado por especialista

Horácio Figueira afirma que a obra é inútil para melhorar o trânsito e que os R$ 5,5 bi deveriam ir para o transporte público

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 18 de julho de 2013

Rodoanel Norte (SP) é criticado por especialista

Manifestação contra a obra, na avenida Paulista, em SP

créditos: Arquivo

 

Em entrevista à rádio CBN São Paulo, o engenheiro Horácio Figueira, especialista em Transportes, teceu severas críticas ao projeto do Rodoanel Norte, na cidade de São Paulo, obra que custará entre 5,5 e 6,5 bilhões de reais e cortará a principal reserva ambiental da capital paulista.

 

A matéria integra uma série de reportagens produzidas pela jornalista Débora Freitas sobre a polêmica obra e seus impactos para a Região Metropolitana de São Paulo. Amanhã serão tratados os problemas ambientais que o trecho norte do rodoanel provocará para toda a cidade.   

 

Figueira lembrou que a construção do Rodoanel teria sentido se fosse feita nos anos 1960, quando surgiu o primeiro projeto do chamado Anel Viário Metropolitano. "Só que naquele momento a frota de veículos da cidade não chegava a 300 mil e hoje já passa de 7 milhões", lembrou.


Citando o editor do Mobilize Brasil, Marcos de Sousa, que também participou da reportagem, o especialista vê a nova obra como mais uma duplicação das Marginais do Tietê, já que serão pistas paralelas, e previu que em menos de três anos a rodovia estará congestionada, não por caminhões, mas por veículos particulares. "Será mais uma via de tráfego urbano", disse Figueira, enfatizando: "Mesmo que a área cortada pelo Rodoanel Norte fosse absolutamente despovoada, seria uma inutilidade investir nessa obra. E seria um crime contra os recursos naturais da região".

 

Alternativa

Para a passagem de caminhões por São Paulo, ele afirma que a rodovia D. Pedro I já faz a conexão entre rodovias ao norte da cidade, dispensando a construção do Rodoanel. E sugere que os 5,5  bilhões sejam investidos em transporte público, hoje a principal demanda da cidade. "Com esse investimento seria possível construir pelo menos 230 km de corredores de ônibus com altíssima qualidade, com capacidade para transportar 2 milhões de pessoas diariamente", disse Horácio Figueira.

 

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Comentários

Gerominho - 29 de Julho de 2013 às 19:18 Positivo 1 Negativo 0

O que tem de JERICO querendo aparecer e ter os seus 5 minutos de fama é brincadeira. Para defender o meio ambiente a população precisa é de EDUCAÇÃO CASEIRA e consciência do mundo que habita.

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