A medida foi implantada em dezembro do ano passado, com o objetivo de diminuir os acidentes causados pela ingestão de álcool nas festas de final de ano.
Além de aumentar a segurança no trânsito, a campanha elaborada na Áustria tem potencial para ser praticada no mundo todo, pois incentiva os consumidores da bebida alcoólica a aderirem ao transporte coletivo e deixarem seus carros em casa ao saírem para bares, festas ou outras ocasiões em que decidam beber.
De acordo com o portal Springwise, a criação foi desenvolvida pelos designers do escritório Demner, Merlicek & Bergmann, que exploraram ao máximo o conceito de responsabilidade social atrelado à marca de bebidas. Com o bilhete de transporte no lugar do rótulo, a Stiegl recebeu vários prêmios, e ainda ganhou o título de cerveja mais socialmente responsável.
A Antarctica realizou uma iniciativa parecida no Rio de Janeiro, durante o carnaval deste ano. Durante a ação, as pessoas que apresentassem uma latinha de cerveja vazia nas estações de metrô da capital fluminense conquistavam o passe livre. A ideia da campanha foi convencer os frequentadores dos blocos de rua e desfiles de carnaval a não dirigirem depois de consumirem a bebida alcoólica.
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