Em setembro próximo, os cidadãos da Baixada Santista poderão conhecer de perto como será o modal do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). É que empresas que ganharam a licitação para implantação do novo meio de transporte irão implantar, próximo ao teleférico, no bairro do Itararé, em São Vicente, uma estação-modelo em tamanho real, com direito a um trem.
A informação é do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandez, que esteve na manhã deste sábado (13), na esquina da Avenida Conselheiro Nébias com a Avenida Francisco Glicério, em Santos, visitando as obras do VLT junto com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
“A estação-modelo já está em fase de acabamento. Depois de pronta será trazida para a Baixada Santista e instalada entre as duas cidades. A unidade contará com uma sala em que os visitantes poderão assistir filmes que demonstrarão todo o processo de obras do VLT. A estação ficará montada por 60 dias, mas o período pode ser estendido, se os prefeitos Paulo Alexandre Barbosa e Luis Cláudio Bili desejarem”, disse Jurandir Fernandez.
Além da estação-modelo, o secretário adiantou que o Governo do Estado lançará, a partir de 26 de agosto próximo, um concurso para a escolha dos desenhos e as cores que terão os 22 trens. “Teremos uma premiação e a maior serão os desenhos idealizados pelos próprios moradores da região estampados nas composições do VLT”, revelou o secretário, que disse ainda que todos os trilhos da antiga linha férrea de Santos estão sendo levados para a estrada de ferro de Campos do Jordão.
O prefeito Paulo Barbosa disse que está realizando um acompanhamento permanente das obras do VLT, para que todo o cronograma seja cumprido. A previsão é que as obras sejam finalizadas em junho de 2014. No mês seguinte, deve acontecer a chegada do primeiro veículo. A conclusão de entrega de todas as composições está prevista para maio de 2015.
O VLT promete modernizar o transporte público da região. As obras foram iniciadas em 29 de maio último, na Avenida Conselheiro Nébias, com as presenças do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Serão 22 trens. Cada um com sete carros, sendo o primeiro elétrico do País, não poluente e com capacidade para 400 pessoas, dando prioridade ao transporte coletivo, com qualidade para a população.
“Vamos trabalhar para que o prazo seja cumprido. Temos equipes da Prefeitura dedicadas exclusivamente para esse projeto, que envolve várias etapas e intervenções viárias. Por exemplo, na Avenida Francisco Glicério, onde estamos agora, o VLT vai para o meio da pista e os carros irão trafegar em uma nova pista, onde funcionava a via férrea”, disse Paulo Alexandre.
O VLT
O trecho inicial do VLT, entre Barreiros (São Vicente) e a Avenida Conselheiro Nébias (Santos), tem 9,5 km e será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência (São Vicente), um pátio de apoio do VLT e 11 estações de embarque/desembarque ao longo do traçado (seis em São Vicente e cinco em Santos).
O empreendimento do Governo do Estado faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), projeto de reestruturação do transporte público da Baixada Santista, gerenciado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O investimento em obras no primeiro trecho alcança R$ 313,5 milhões. No total, o empreendimento é de cerca de R$ 1 bilhão, sendo R$ 209 milhões destinados ao material rodante (VLTs) e R$ 123 milhões aos sistemas de Energia, Telecomunicação, Arrecadação, Controle Semafórico e Controle dos VLTs, que abrangerá também o trecho Porto-Conselheiro Nébias-Valongo.
O segundo trecho do VLT, que compreende Porto-Conselheiro Nébias-Valongo, terá dois terminais (Porto e Valongo), uma Estação de Transferência (Conselheiro Nébias), pátio de manobras no Porto e 14 estações de embarque e desembarque.
Com 5,6 km e mais a extensão de 1,5 km entre a Estação Conselheiro Nébias e o porto, o trecho encontra-se em fase de licenciamento ambiental. As obras serão iniciadas assim que essa documentação for obtida junto ao IPHAN (instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e à Cetesb. O investimento previsto em obras neste trecho é de R$ 250 milhões.
O VLT na Baixada, que será o primeiro a funcionar com tração elétrica no País, atenderá diretamente 70 mil usuários diariamente, com intervalo médio de 210 segundos entre os veículos (22 no total).
Quando a reestruturação das linhas intermunicipais e municipais estiver concluída, nos próximos anos, cerca de 220 mil usuários serão beneficiados com mais qualidade de vida e conforto no transporte público, incluindo ampliação das ciclovias já existentes.
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