Futura estação Ponte Grande do metrô de SP abrirá caminho para o "metrô-anel"

Nova estação da linha 2-verde, a primeira em Guarulhos, terá estacionamento onde motoristas vindos das vias Dutra-Airton Senna e Fernão Dias poderão deixar seus carrros

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 12 de julho de 2013

Mapa das futuras estações da Linha 2-Verde

Mapa das futuras estações da Linha 2-Verde

créditos: Divulgação

 

No site da companhia do Metrô de São Paulo está disponível o 'relatório de empreendimentos', que mostra detalhes do projeto das futuras linhas que farão a extensão da linha 2-verde. Ainda não há recursos garantidos para a continuidade da obra da linha verde, vale lembrar. Mas já há negociações entre os governos do estado e federal para a aplicação nessa obra de parte dos 50 bilhões prometidos recentemente pela presidente Dilma Rousseff para a mobilidade urbana no país.  

 

Nas projeções apresentadas no site do Metrô, destaca-se uma estação em Guarulhos, a primeira a ser construída neste município da Grande São Paulo. É a futura estação Ponte Grande, localizada entre as projetadas Paulo Freire e terminal Dutra. Na estação, que fica em um distrito estritamente residencial, está previsto um grande estacionamento para os carros que chegam em São Paulo pela Dutra/Airton Senna e Fernão Dias.

 

A explicação é que esta rede está sendo desenhada para se constituir em um “metrô-anel”, onde todas as rodovias que chegam na cidade seriam servidas por uma estação de metrô. A partir daí, dizem os técnicos do metrô, estaria aberta a possibilidade de se restringir a circulação de automóveis no centro expandido.

 

Estão previstos 39 trens para atender a toda a linha verde, da Vila Madalena à Dutra. Existem projetos de levar na outra ponta o antigo ramal paulista à estação Cerro Corá, posteriormente à Vila Madalena.

 

Extensão da linha 2

A extensão da linha 2-Verde está prevista em 2 fases. Primeiro da Vila Prudente à Vila Formosa, e posteriormente até a Dutra. De acordo com a GPE – Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô, com seu traçado “em arco”, esta linha funciona como uma ligação perimetral, e permitirá outra forma de deslocamento na malha metroviária - hoje só feita por movimentação radial -, o que aliviaria as linhas 3-Vermelha e 1-Azul.

 

Para mais detalhes desta e outras obras do Metrô, acesse o arquivo aqui.


Leia também:

Divulgação de gastos com ônibus passa a ser diária em São Paulo 

São Paulo ganhou 1,5 milhão de carros em uma década 

Aguardem: o pedágio urbano é inevitável 

 

Comentários

Junior - 25 de Março de 2015 às 13:09 Positivo 2 Negativo 0

Excelente notícia para os paulistas! As obras de expansão do Metrô são essenciais e não podem sofrer mais atrasos, em que pesem as dificuldades orçamentárias enfrentadas. Guarulhos há muito aguarda a expansão do Metrô e precisa com urgência, até 2018

Clique aqui e deixe seu comentário