A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realiza nesta sexta-feira (12) duas audiências públicas simultâneas sobre a futura linha de trem regional entre São Paulo e Sorocaba, cidade localizada a oeste da capital paulista
Esta etapa do processo serve para prestar esclarecimentos sobre serviços técnicos de engenharia e meio ambiente. As informações vão auxiliar na elaboração de projetos básicos e executivos pelos interessados em participar da licitação que ainda não foi lançada.
Sabe-se que a linha deve ter 87,65 km de extensão em via dupla, e quatro estações: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba. A CPTM promete que os trens irão trafegar a uma velocidade comercial de 160 km/h.
O tempo de viagem estimado entre a capital e Sorocaba deve ser de 51 minutos, com intervalo previsto de 15 minutos entre trens, e um total de 54 viagens estimadas por dia. A tarifa, segundo a companhia deverá ser inferior ao custo de uma viagem de carro de Sorocaba a São Paulo e competitiva com o valor da passagem de ônibus.
Mas, atenção: não há data prevista para o inicio das obras.
Leia também:
Para cada carro vendido, uma árvore plantada. A proposta vem de Sorocaba (SP)
São Paulo terá de implantar inspeção veicular em 124 municípios
Sorocaba (SP) realiza pesquisa para melhorar mobilidade urbana