Em agosto de 2012, 8.600 ônibus do serviço público do município do Rio transportavam 85 milhões de passageiros/mês. Em janeiro deste ano, a frota aumentou 1% e o número de passageiros/mês 17%, ou seja, 90 unidades a mais. Conclusão: 8.690 veículos para atender quase 100 milhões de usuários. Este é um dos exemplos que evidenciam as queixas da população com os transportes na cidade confirmadas na mais recente pesquisa de percepção do Rio Como Vamos.
Realizada, de maio a junho deste ano, pela M. Sense, com 1.521 moradores do município, os resultados mostram que, dos modos disponíveis na cidade, o ônibus é o mais utilizado por 54% dos cariocas e recebeu a pior avaliação: 50% dos entrevistados deram notas bem baixas, até quatro.
Superlotação: a pior queixa
A pesquisa mostra que, entre as queixas dos cariocas, o preço das passagens ficou em quarto lugar, alcançando 25% dos entrevistados. As principais reclamações foram a superlotação (67%) - comum a todos modos -, a demora (32%), o tempo perdido no trânsito (27%), a falta de conforto (24%), falta de educação dos motoristas (19%) e o mau estado dos veículos (16%).
Vale lembrar que, dos 33% entrevistados que atribuíram piora na locomoção no último ano, 34% utilizam o ônibus como transporte. Dos 48% usuários de veículo particular, 52% declararam que deixariam o carro em casa se tivessem melhores opções de transporte.
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