Zé Lobo, diretor da organização Transporte Ativo (RJ) reporta as maravilhas da mobilidade urbana em Viena, na Aústria.
Destino: Viena. Objetivos: Receber o Prêmio Cycling Visionary Awards, participar do Velo City para conhecer de perto o que vem acontecendo pelas bicicletas nas cidades do mundo e para ver e vivenciar a infraestrutura ciclística em Viena, cidade-sede da maior conferência mundial sobre mobilidade por bicicletas em 2013.
Algo especial parece existir na capital da Áustria. Viena é muito mais do que uma localidade amiga das bicicletas. Ela é amiga do ser humano e trata a mobilidade a sério. Começando pelas calçadas impecáveis, passando por infraestrutura cicloviária diversa, metrô, bonde, tram (VLT) , ônibus, ônibus elétrico, dois sistemas de carros compartilhados, dois sistemas de bicicletas públicas e tudo isso integrado, funcionando em conjunto, nas vias e nas estações.

No mesmo espaço que passa o Tram, próximo à uma estação, passam crianças em Push Bikes.
As calçadas são largas, com piso que convidam a caminhar, tornando os percursos a pé convidativos assim como outros “micro” meios de transporte como patins, skates e patinetes. Aliás é surpreendente a popularidade deste último, pessoas de todas as idades se utilizam de patinetes para se deslocar pela cidade, de crianças a idosos, passando por pessoas com roupas de trabalho, sua portabilidade e permeabilidade somadas a calçadas de qualidade facilitaram esta realidade.
Subindo a ladeira. Chegando à estação, com carona!
A infraestrutura para bicicletas é extensa, moderna e em franca expansão. São mais de 1.700 km de facilidades para os ciclistas, somadas às mais diversas formas, vias compartilhadas, calçadas compartilhadas, ciclofaixas na via, ciclofaixas na calçada, ciclovias e muitos bicicletários.
Segurança em mínimos detalhes: Ciclovia entre o estacionamento e a calçada com meio-fio a 45º para
evitar “rasteiras” e faixa para área de abertura de portas. Bueiros com furos pequenos.
Dois sistemas de bicicletas públicas estão disponíveis na cidade, o CityBike e o Next Bike que atendem diferentes regiões da cidade.

São também dois os sistemas de carros compartilhados, o Car-Sharing e o Car2go, ambos com carros pequenos e de alta qualidade.

VLTs (trams) antigos e modernos compartilham as ruas da cidade e muitas vezes os mesmos trilhos. Permeando a cidade inteira, além deles, o transporte público conta com ônibus elétricos e uma extensa rede de metrô, que somados à infraestrutura para bicicletas e as calçadas largas e lisas fazem de Viena uma das capitais mundiais da mobilidade.

Bondes antigos e novos percorrem a cidade por cima enquanto o metrô segue por baixo.

Rede Cicloviária Rede de Transporte Público
Enquanto nas ruas diferentes modos de transporte se misturam, na proximidade com as estações é onde se pode perceber toda a diversidade e sua integração.
Cena comum, bicicletas, carros e skates compartilhando as Zonas 30 e estações onde se encontram na
superfície ônibus, trams, bicicletas, patinetes, pedestres, carros e em baixo diferentes linhas de metrô.
Comprar os bilhetes, encontrar estações e fazer as conexões se torna simples graças à boa comunicação e sinalização. Não bastassem todas essas opções, na região central se você quiser, ainda pode ir de charrete ou bici taxi.

Nos grandes estacionamentos existem sistemas de recarga para veículos elétricos. Nas ruas, vagas para automóveis não são fáceis de se encontrar, mas quando existem, sempre uma delas é reservada às bicicletas.

E é claro, não poderia deixar de comentar, a cidade respira música, cultura e deixa clara a força do império de outrora com arquitetura imponente que permanece intacta através dos séculos.
Viena, uma cidade fundada em 500ac, já está perfeitamente adaptada ao Século XXI. Respeitando seus habitantes e visitantes ao preservar sua história ao mesmo tempo em que oferece o que há de mais moderno em infraestrutura e mobilidade urbana, esse é apenas um dos aspectos que faz dela uma das melhores cidades do mundo em qualidade de vida. http://www.citymayors.com/features/quality_survey.html
Para a realização da viagem à Viena, contamos com patrocínio do Banco Itaú, que vem apoiando e patrocinando diversas atividades e organizações pró mobilidade por bicicletas em busca de cidades melhores.