Ciclistas no Rio e Brasília reclamam de falta de continuidade nas vias

Em ciclovias como a das imediações do estádio do Maracanã, confiar plenamente na sinalização significa risco de dar de cara com um muro

Notícias
 

Fonte: Bom Dia Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 10 de julho de 2013

Obras de ciclovia na Esplanada dos Ministérios

Obras de ciclovia na Esplanada dos Ministérios

créditos: Andre Sousa

 

O Rio de Janeiro é o município com a maior malha de ciclovias do Brasil, mas quem usa a bicicleta como meio de transporte também quer qualidade das pistas e menos obstáculos.

 

A maior malha cicloviária do país tem 305 quilômetros de extensão. Até 2016 serão 450 quilômetros de pistas para bicicletas. Seria o paraíso dos ciclistas não fosse os problemas que eles enfrentam no dia a dia. Taxistas bloqueiam a ciclovia na entrada do posto de gasolina em Botafogo, na Zona Sul.

 

O entregador Francisco da Conceição reclama: “É ciclovia. Era uma ciclovia, quebraram. Mas vocês dominaram tudo”. O taxista tenta se explicar: “Eu ia para lá, mas o cara parou lá, não teve como eu sair”.

 

Ciclovia não é estacionamento, é o que guarda municipal tem que lembrar todo dia na forma de multa. “Por dia, aproximadamente de 30 a 40 infrações”, diz ele.

 

O novo serviço de entrega rápida usa ciclistas profissionais, mas também eles enfrentam dificuldades. “As ciclovias da orla, tanto da Zona Sul como da Zona Oeste, estão boas. Quando você vai entrando para a cidade você vê que ciclovia não é tão boa. Tem muito buraco, árvore no meio”, explicou o entregador Ronaldo Porto.

 

“De esquina em esquina você tem que parar para trocar de lado, procurar onde está a ciclovia, quer dizer, não funciona”, completa outro.

 

Esta é a mesma reclamação dos ciclistas de Brasília: vários trechos sem ligação nos 150 quilômetros de pistas. O Governo Federal disse que elas ainda estão inacabadas. No Rio, outro problema comum: obstáculos no meio do caminho. Na Gávea, dois postes e um ponto de ônibus desafiam quem tenta passar sobre duas rodas.

 

Quem anda de bicicleta no Rio de Janeiro se depara com situações curiosas. Por vezes, seguir em frente significa riscos até para os ciclistas mais experientes. Na ciclovia nas imediações do estádio do Maracanã, confiar plenamente na sinalização significa risco de dar de cara com um muro.

 

“Eu mesmo já confundi várias vezes. Eu estou sempre passado aqui e a dúvida é essa: por quê?”, disse o garçom Welton Rocha. A mais nova ciclovia do Rio ficou pronta antes que as obras de urbanização em torno do estádio fossem inauguradas.

 

A prefeitura do Rio informou que as ciclovias antigas vão ser reformadas e que a ciclovia do Maracanã ainda passa por obras e vai ser concluída.

 

Veja o vídeo


Leia também:

Demanda de SP, RJ e BA para mobilidade soma R$ 25 bi, diz Planejamento 

O custo da passagem no transporte público 

Subsídio no transporte vai de 45% a 70% na Europa 



Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário