Frota de ônibus no Rio é desproporcional ao número de passageiros

Levantamento do Rio como Vamos mostra que a frota não atende à demanda dos usuários.

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Fonte: Rio Como Vamos  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 05 de julho de 2013

Superlotação é a maior reclamação

Superlotação é a maior reclamação

créditos: Carlos Moraes

 

Em agosto de 2012, 8.600 ônibus do serviço público transportavam 85 milhões de passageiros/mês. Em janeiro deste ano, a frota aumentou 1% e o número de passageiros/mês 17%, ou seja, 90 unidades a mais para atender quase 100 milhões de usuários. Este é um dos exemplos que evidenciam as queixas da população com os transportes na cidade confirmadas na mais recente pesquisa de percepção do Rio Como Vamos. Realizada, de maio a junho deste ano, pela M.Sense, com 1.521 moradores do município, os resultados mostram que, dos modais disponíveis na cidade, o ônibus é o mais utilizado por 54% dos cariocas e recebeu a pior avaliação: 50% dos entrevistados deram notas bem baixas, até quatro.

Na pesquisa do RCV, o preço das passagens ficou em quarto lugar, envolvendo 25% dos entrevistados. Entre as principais reclamações destacam-se a superlotação (67%) – comum a todos modais -, a demora (32%), o tempo perdido no trânsito (27%), a falta de conforto (24%), falta de educação dos motoristas (19%) e o mau estado dos veículos (16%).

 
Vale lembrar que, dos 33% entrevistados que atribuíram piora na locomoção na cidade no último ano, 34% utilizam o ônibus como transporte. Dos 48% usuários de veículo particular, 52% afirmaram que deixariam o carro em casa se tivessem melhores opções de transporte.

 

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