Em Cuiabá, Plano de Mobilidade do VLT sai neste segundo semestre

O estudo elaborado pela Secretaria da Copa (Secopa) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá sobre o funcionamento e alimentação do VLT deve ser apresentado no 2º semestre

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Fonte: Gazeta Digital  |  Autor: Marianna Marimon  |  Postado em: 04 de julho de 2013

VLT que ligará Cuiabá a Várzea Grande

VLT que ligará Cuiabá a Várzea Grande

créditos: Secopa/MT

 

O estudo elaborado pela Secretaria da Copa (Secopa) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá sobre o funcionamento e alimentação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), deve ser concluído neste segundo semestre, conforme previsão do secretário da Copa, Maurício Guimarães. Através deste Plano de Mobilidade Urbana serão redefinidas as linhas dos ônibus que operam em Cuiabá.

 

Atualmente, existem 371 ônibus que compõe a frota em Cuiabá, sendo 24 ônibus de reserva. O aumento ou redução desta frota será feito a partir deste estudo. O secretário municipal de Transporte, Antenor Figueiredo, aponta que equipe da Secretaria participa da Comissão que elabora o projeto de estudo sobre a alimentação do VLT.

 

“Enquanto não soubermos como será o funcionamento do VLT, não saberemos como será a questão das linhas dos ônibus que devem alimentar o modal. Este estudo concreto deve apontar quantos ônibus seriam precisos para alimentar o VLT”, disse Antenor.

 

A previsão deste Plano de Mobilidade Urbana é de que cerca de 80% dos ônibus deixem de circular nas principais avenidas da cidade, sendo que as linhas municipais de Cuiabá devem sofrer uma redução de cerca de 50%. O estudo irá apontar quais linhas serão extintas e quais devem permanecer. Sobre o valor da passagem, o governo do Estado exigiu que deve ser compatível e integrado aos sistemas de arrecadação do transporte público em Cuiabá e Várzea Grande, atualmente, fixado em R$2,85.

 

Já o presidente da Associação Matogrossense de Transportes Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta, criticou o atraso da Secopa em realizar este estudo. “Este Plano de Mobilidade Urbana deveria ter sido uma das primeiras coisas a se fazer quando decidiu pela implantação do modal”, apontou.

 

Caixeta descarta conclusão do VLT em março de 2014, conforme cronograma da Secopa. Para o presidente do MTU, as obras devem ficar prontas apenas do trecho do Aeroporto em Várzea Grande até o bairro do Porto em Cuiabá. “Não acredito que a obra fique pronta para 2014, mas ela ficará e com isso, haverá mudança em todas as linhas do ônibus”, observou.

 

O secretário Antenor Figueiredo observa que o transporte é o mais prejudicado com as obras da Copa. “As obras tem causado grande transtorno ao trânsito e o transporte público sofre com este desgaste, mas estudaremos o aumento da frota a partir deste estudo do VLT, mas, até o fim do ano, os ônibus com mais de 10 anos, serão trocados. Então, a renovação dos ônibus é garantida”, destacou.

 

Dos 395 ônibus, incluindo os reservas, devem ser trocados 13 ônibus, já que existem 10 ônibus com 9 a 10 anos, e três ônibus com 10 a 11 anos. “Existe o prazo de cinco anos para se trocar a frota dos ônibus antigos, quando chega aos 10 anos de uso, temos uma média permitida de tempo de uso, e a Secretaria tem fiscalizado isto constantemente”, garantiu Figueiredo.

 

São mais de 367 mil usuários do transporte coletivo em Cuiabá, que rendem mensalmente, o valor de mais de R$4 milhões.

 

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