A prefeitura de Niterói já encomendou um estudo de viabilidade econômica para implantar um veículo leve sobre trilhos (VLT), uma espécie de bonde moderno, ligando os bairros de Charitas e Centro, passando por Icaraí. O novo meio de transporte se unirá aos corredores expressos de ônibus (BRTs) da TransOceânica e da TransNiterói e ao monotrilho, formando assim o Anel de Transporte Estruturante de Niterói, para aliviar os nósdo trânsito na cidade.
O projeto do VLT prevê duas ramificações: um conectaria os bairros de Icaraí, Santa Rosa e Jardim Icaraí; e um segundo incluiria a circulação pelo Centro. No traçado mais amplo, o VLT teria um total de 16 quilômetros e 20 estações de embarque, com distância média de 400 metros entre uma e outra.
De acordo com o vice-prefeito Axel Grael, que coordena o projeto, a região foi escolhida para receber o VLT por apresentar os maiores índices de densidade populacional, sendo necessário um meio de transporte que permita um grande número de paradas.
— As pessoas que utilizam esse tipo de transporte percorrem trechos mais curtos. Então há uma rotatividade maior, e isso viabiliza o projeto — diz.
Por Concessão ou PPP
Grael explica que, a partir do estudo de viabilidade econômica, será escolhido o melhor modelo de operação da linha.
— Há uma possibilidade de realizarmos uma concessão ou até mesmo uma PPP (parceria público-privada) — adiantou o secretário.
Embora o custo final do projeto só seja determinado após o estudo, técnicos da Secretaria de Urbanismo estimam que o valor fique em cerca de R$ 600 milhões.O projeto deverá entrar no orçamento do próximo ano e poderá ser iniciado em 2014 ou 2015.
Sem data para ficar pronto
Ainda não há uma previsão de quando o anel de transporte ficará pronto, já que alguns projetos ainda não saíram do papel. A TransNiterói, que ligará o bairro do Largo da Batalha ao Centro, deverá custar cerca de R$ 450 milhões; e, assim como ocorreu com a TransOceânica, a verba para a sua implantação deverá vir do PAC da Mobilidade do governo federal. No entanto, também só deverá ser iniciada em 2014 ou 2015.
Já o monotrilho — que substituirá o metrô que ligaria Niterói a São Gonçalo — será construído pelo governo estadual, mas ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.
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