Ferroanel diminuiria tráfego de caminhões na Anchieta e Imigrantes

O traçado passaria por fora da capital, mais ou menos como o Rodoanel. Trem de carga tiraria 30 caminhões das ruas, segundo especialistas

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 03 de julho de 2013

O traçado passaria por fora da capital, mais ou me

O traçado passaria por fora da capital, como o Rodoanel

créditos: Divulgação

 

Uma das soluções apontadas por especialistas para diminuir o fluxo intenso de caminhões no sistema Anchieta-Imigrantes seria a construção de um ferroanel.  A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que em três meses deve terminar o estudo para construir o trecho norte do ferroanel, mas não tem prazo para o começo da obra.

 

O traçado passaria por fora da capital, mais ou menos como o Rodoanel. O trecho sul da ferrovia vai de Ouro Fino paulista à Embu-Guaçu. O trecho Norte vai ligar a estação Perus da CPTM, em São Paulo, à Manoel Feio, em Itaquaquecetuba.  Segundo o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), o primeiro impacto do ferroanel sul seria no trânsito.

 

“Esse trecho conseguiria remover um grande número de caminhões que hoje saturam de forma intensa a Via Anchieta e a Via Imigrantes, principalmente com o trânsito de contêineres indo ou trazendo de Santos”, diz o diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço.

 

Para o professor da USP, Rui Carlos Botter, a construção da linha para os trens de carga ajudaria a tirar mais veículos das ruas.“Em geral com um vagão você tiraria uma carreta e meia ou um eventualmente um bi-trem das ruas, então você reduz significativamente porque o vagão não vai rodar sozinho, ele vai rodar em comboio com 20, 30 até 40 vagões”.

 

Acredita-se que a partir de 2015 não será mais possível compartilhar carga e passageiro por dentro da região metropolitana de São Paulo, daí a importância de um anel ferroviário perimetral, o ferroanel.

 

Atualmente as cargas são levadas de madrugada ou fora dos horários de pico porque a prioridade é o transporte de passageiros. Diferente do trem de passageiro, o trem de carga é mais lento, mais comprido e mais largo. Por isso a plataforma é recuada e existe um vão maior na área de embarque. A CPTM  diz que só vai conseguir melhorar o serviço ao passageiro na hora em que fechar os trilhos para os trens de carga.

 

Leia também:

Metrô de São Paulo adia entrega de três estações 

GT Mobilidade da Nossa São Paulo reúne-se com secretário de Transportes

Plano Real faz 19 anos com tarifas de ônibus 684% mais caras 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário