Os famosos taxis amarelos ganharam novos companheiros no asfalto de Nova York: as bicicletas azuis que há um mês invadiram as ruas de Manhattan graças a um bem sucedido sistema de aluguel.
Em quatro semanas, moradores e turistas pedalaram 1,5 milhão de quilômetros com seis mil bicicletas do programa Citi-Bike, patrocinado pelo Citi Bank.
Os responsáveis pelo programa dizem que o uso das bicicletas já representa uma queima de 50 milhões de calorias. O número é citado no programa do prefeito Michael Bloomberg contra a obesidade.
Para ir ao trabalho, fazer compras ou simplesmente passear e fazer exercícios, o programa conta com 45 mil usiários anuais cadastrados e outros 55 mil ocasionais que compraram passes diários ou semanais.
Por toda a parte da ilha de Manhattan já se pode ver ciclistas do maior programa de aluguel de bicicletas do mundo: executivos de terno e gravata, esportistas e turistas com câmeras fotográficas.
A cidade sempre teve seus adeptos do transporte sobre duas rodas, mas a facilidade para alugar criou uma nova alternativa para o transporte público tradicional, inclusive os numerosos taxis amarelos.
O preço do aluguel é superior ao de outras cidades como Londres e Paris: US$ 10 por dia, o equivamente a R$ 22,3 reais. Mesmo assim, as bicicletas competem com os taxis e com os US$ 2,5 do metrô e dos ônibus (R$ 5,5)
O uso mais intenso de bicicletas também aumentou o número de multas a ciclistas. No último mês, as multas a ciclistas aumentaram 81% no bairro do Broklyn. Em relação ao ano passado, o número de multas em toda a ilha aumentou 7%.
Em alguns bairros, como Greenwich Village e Lower East Side, grupos de moradores reclamam que as estações de aluguel de bicicletas prejudicam a paisagem de áreas consideradas históricas.
Por enquanto, ainda há dúvidas de as novas bicicletas azuis são apenas uma moda do verão ou se de fato elas vão conseguir instalar-se como um estilo de vida saudável e ecológico compatível com o glamour que caracteriza a cidade dos arranha-céus.