Usuários do transporte coletivo de Macapá começam, a partir desta segunda-feira (1º), a pagar R$ 2,10 pela tarifa de ônibus. A redução em R$ 0,20 foi feita por decreto pelo prefeito Clécio Luis (PSOL) em 26 de junho após estudo tarifário e isenção de impostos às empresas que operam o transporte público da cidade.
Algumas empresas escreveram no para-brisa do ônibus o novo valor da passagem. Moradora do bairro Infraero, Zona Norte de Macapá, a usuária Maria dos Santos, 58 anos, aprovou a redução. "É uma economia para o nosso bolso", diz.
Agora, a preocupação da dona de casa, é com a tarifa social em que o usuário paga a metade do valor da passagem de ônibus aos domingos e feriados.
"Espero que permaneça. Mas que não seja preciso ninguém ir pra rua quebrar nada", afirmou. O temor de Maria dos Santos é por conta do impasse entre a Prefeitura de Macapá e o Sindicato das Empresas dos Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) quanto ao benefício.
Enquanto o município diz que a tarifa social vai permanecer, o Setap já manifestou interesse em acabar com a tarifa até que a prefeitura regulamente a lei que instituiu o benefício.
Leia também:
Em Macapá, transporte urbano pressiona administrações de todas as cores partidárias
Macapá implanta ciclovia para ligar zonas norte e sul da cidade
Macapá registrou 17 mortes de ciclistas em 2011