Os 10 mandamentos do ciclista urbano

A bicicleta é um meio de transporte econômico, sustentável e saudável

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Priscila Kichler Pacheco  |  Postado em: 01 de julho de 2013

As bicicletas contribuem para a atração dos centro

As bicicletas contribuem para a atração dos centros urbanos

créditos: José Vásquez Vallejos

 

Nas grandes cidades, o número de ciclistas urbanos – pessoas que utilizam a bike como principal meio de transporte – aumenta todos os anos. Em Nova York, de acordo com dados da Prefeitura, o número de pessoas que se deslocam de bicicleta na cidade quadruplicou na última década.

 

As bicicletas contribuem para a atração dos centros urbanos, diminuindo os congestionamentos e o número de carros, garantem autonomia e facilidade de deslocamento e aumentam a qualidade de vida de quem opta por esse meio de transporte. Para garantir que esses benefícios não sejam em vão, é preciso pedalar com segurança e consciência.

 

Pensando nisso, o site Bike Safe Boston fez um compilado com dez mandamentos para o ciclista urbano. O TheCityFix Brasil reproduze-os abaixo.

 

• Olhe para cada taxi como se as portas já estivessem abertas – É um bom conselho, e a inspiração dessa lista. Você nunca sabe quando alguém vai ser um táxi; o melhor a fazer é permanecer fora do caminho.

 

• Se é noite e você não tem luzes de segurança, não pedale – Luz branca na frente, vermelha atrás. Sem elas, você é um obstáculo invisível.

 

• Conheça o “gancho de direita” e previna-se – Quando estiver se aproximando de um cruzamento, garagem ou estacionamento, acostume-se a verificar se há algum carro atrás de você que vá virar a direita – eles nem sempre vão prestar atenção em você.

 

• Nos cruzamentos, aprenda a prestar atenção nos sinais – Quando está esperando em um sinal vermelho, às vezes é possível notar que o motorista que aguarda do outro lado do cruzamento não vai esperar você passar. Tente prever esse tipo de imprudência e você pode evitar um acidente.

 

• Construa um senso de “zonas de porta” enquanto você pedala e mantenha-se a uma distância segura a todo custo – Contornar carros estacionados para evitar os que estão andando é uma armadilha; é mais provável que você seja atingido por uma porta.

 

• Pratique a arrancada até que você seja capaz de fazê-la sem oscilar – Uma arrancada firme e segura é uma habilidade importante para quem pedala na cidade. Ajudará você a sair em segurança e na frente dos carros.

 

• Se um veículo pesa mais de cinco toneladas (caminhões, ônibus, etc), ele provavelmente não pode ver você – Mesmo com muitos espelhos, eles dirigem às cegas. Você deve sempre dar a esses veículos um espaço o amplo.

 

• Tape as extremidades dos guidões – Não exatamente uma dica para um ciclista urbano, mas ainda assim importante.

 

• Pare em todos os sinais vermelhos, pause em todas as placas de “pare” e dê preferência aos pedestres nas calçadas –Não dê razões para as pessoas não gostarem de ciclistas ou culpá-los por acidentes.

 

• Se você se envolver em um acidente, sempre pegue as informações do motorista – Pelo menos o número da placa, mas se for possível nome, companhia de seguro e número de contato. O mesmo vale para testemunhas – não espere que a polícia grave essas informações.

 

Fonte: Bike Safe Boston

Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.

 

Leia também:

Votação de projetos sobre mobilidade urbana é acelerada 

Bicicleta cresce como solução em duas rodas 

Ciclistas de Olinda pedem ciclovias e ciclofaixas na orla 


Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário