Uma imagem que circula pelo Facebook, nesta quinta-feira (27), está fazendo sucesso entre os usuários da rede social. A foto, que faz parte de um estudo realizado pelo arquiteto e urbanista Renato Melo, em 2008, traz possibilidades de viagens do metrô em Belo Horizonte e região metropolitana. Na manhã desta sexta, mais de 1.500 pessoas já haviam compartilhado a fotografia. Segundo o arquiteto, a imagem que circula na internet é uma cópia não autorizada do projeto original. A idealização feita por ele pode ser acessada em seu site (clique aqui).
Uma das linhas liga Contagem a Vespasiano, com conexão em Confins. Em outro trajeto, a foto mostra que o transporte poderia ligar a Cidade Administrativa a Nova Lima. Também na imagem, moradores de Ibirité poderiam pegar o metrô e chegarem à Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital.
Apesar de ser um sonho para muitos passageiros que usam o transporte, o projeto ainda não é oficial. De acordo com a assessoria de imprensa da Metrominas - Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A, a proposta atual, que foi aprovada pelo Ministério da Cidades, traz alterações nas linhas atuais, modernização das estações e do sistema metroviário e mais duas linhas: uma que liga o Barreiro ao Calafate e a subterrânea, que liga a Savassi à Estação Lagoinha.
Caso as datas de projetos e licitações sejam cumpridas, o conclusão está prevista para 2017.
Leia também:
BRT deve atender 700 mil passageiros por dia em BH
Ônibus do BRT chega a Belo Horizonte para teste
Belo Horizonte pode ter linha exclusiva para área boêmia