Teleférico: opção de transporte em cidades densas e populosas

Considerado prático e não poluente, o sistema de transporte por cabos é bem-sucedido dentro e fora do Brasil

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Fonte: Catraca Livre  |  Autor: Felipe Blumen  |  Postado em: 25 de junho de 2013

Além do Metrocable, a cidade de Medellín adotou um

Sistema Metrocable na cidade de Medellín

créditos: Divulgação

 

Além de atração turística, os teleféricos são importantes opções de transporte urbano em diversas cidades do mundo. Considerados limpos, rápidos e práticos, os sistemas de cabos e cabines surgiram, nos últimos anos, como alternativa para regiões com muitos morros, grande densidade demográfica e de difícil penetração de trens e ônibus.

 

Em Medellín, na Colômbia, fica um dos teleféricos mais conhecidos do mundo, principalmente por sua utilidade pública. Inaugurado em 2004, o Metrocable liga os principais morros da cidade à região central, fazendo integração com o metrô da cidade. O sistema transporta cerca de 30 mil pessoas por dia e cobra uma passagem equivalente a R$2.

 

Alemão e paulista

No Brasil, há uma série de iniciativas semelhante em grandes cidades do país. No Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão conta, desde 2011, com o primeiro sistema de transporte de massas por cabos do país. Com 3,5 quilômetros, seis estações e 152 gôndolas, o Telefério do Alemão liga a estação Bonsuceso, integrada com a rede ferroviária da cidade carioca, ao topo do morro.

 

Os moradores do Alemão que se cadastram no sistema  têm direito a fazer duas viagens diárias gratuitas (ida e volta). Cada viagem adicional custa R$1. Para turistas, o valor é de R$5.

 

reprodução supervia

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O Teleférico do Alemão transporta 12 mil pessoas por dia. 60% são turistas, que pagam um valor maior na passagem.

 

Outra comunidade carioca, a da Rocinha, está para ganhar um sistema semelhante. O plano dos governos federal, estadual e municipal é que seja construído no local um teleférico semelhante ao do Alemão com seis estações  que serão interligadas aos futuros pontos do metrô na Gávea e em São Conrado. As obras fazem parte das intervenções que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) pretende fazer nas favelas do Rio.

 

São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, é outro município que pode adotar o teleférico como meio de transporte. A prefeitura, inspirada nos modelos colombiano e carioca, projeta um teleférico interligado com corredores de ônibus e metrô – o Governo de São Paulo planeja a construção de uma linha ligando a estação Tamanduateí à cidade.

 

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