Dentro de dois anos, a região oeste da Grande São Paulo poderá dar um importante salto de qualidade na mobilidade urbana; dependerá apenas da concretização de um projeto de implantação de um sistema de ônibus rápido, o BRT (Bus Rapid Transit).
O futuro Corredor BRT Metropolitano Alphaville-Cajamar, ligando os municípios de Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar, terá ao todo cerca de 30 km de extensão e atenderá cerca de 55 mil usuários. Haverá integração do BRT com o sistema sobre trilhos da CPTM no Terminal Antônio João, a ser construído junto à estação da linha 8 -Diamante.
Também está prevista a adequação do Terminal Santana de Parnaíba e construção do Terminal Polvilho. Além da conexão com a rede de trens, o projeto prevê ainda a construção de 11,3 km de ciclovia ao longo do trajeto. As obras do BRT Alphaville-Cajamar estão previstas para serem concluídas até 2015. A primeira fase, do projeto funcional, já foi realizada e a etapa a seguir é a de elaboração dos projetos básico e executivo.
Benefícios à mobilidade urbana
A expectativa é que o corredor de BRT traga enormes benefícios ao difícil transporte coletivo de toda a região. Como explica o diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, que mora em Alphaville e tem acompanhado de perto o projeto: "Na minha opinião, o sistema BRT é a opção mais adequada para a região. Com o corredor exclusivo, a pessoa deve levar bem menos tempo para se deslocar do centro de Alphaville até o trem, independente do trânsito. E num ônibus a hidrogênio, silencioso, com ar-condicionado, o que é muito melhor do que demorar uma hora de carro".
Ricky lembra que grande parte das pessoas que circulam nessa área não são moradores de Alphaville e se sacrificam para pagar um carro devido ao atual sistema de transporte público. "Se uma parte das pessoas, moradores ou não, migrarem do carro para o BRT, o trânsito vai melhorar, inclusive para quem continuar usando o carro. Além disso, o corredor irá tirar de circulação diversos ônibus poluentes e barulhentos que hoje andam no meio dos carros e melhorar o trânsito para todos", avalia.
Além de um transporte público de qualidade, o BRT trará melhoria ao caótico trânsito dessa região. A expectativa é que o sistema retire 40% dos cerca de 500 ônibus metropolitanos. e outros de linhas municipais, que trafegam hoje na região central de Alphaville.
Para saber mais detalhes do projeto do BRT, clique no site da EMTU.
Reunião em Alphaville
Na semana passada, o governo estadual, por meio da EMTU (da Secretaria de Transportes Metropolitanos), realizou uma audiência pública com populares e representantes das comunidades envolvidas. E hoje (24) à noite, está marcada uma nova reunião, em Alphaville, como parte do processo de aprovação do projeto. A reunião é aberta a todos os moradores, que poderão opinar e votar sobre a implantação do projeto.
Corredor Metropolitano Cajamar – Alphaville – Barueri
Estágio atual: Projeto Funcional concluído.
Previsão de Início das Obras: 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 2015
Dados Gerais
• Extensão total de 28,9 Km
• Demanda diária prevista: cerca de 55 mil usuários
• Integração física com Linha 8 – Diamante da CPTM
• 11,3 Km de ciclovia