Holandeses mostram como criar mais ciclovias em SP

Vice-prefeita de Amsterdã diz que SP precisar investir em infraestrutura. 40% da população da capital da Holanda vai de bicicleta ao trabalho

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 24 de junho de 2013

Ciclovia da Faria Lima é elogiada por holandeses

Ciclovia da Faria Lima é elogiada por holandeses

créditos: Boa Forma

 

Uma comitiva de Amsterdã, na Holanda, está em São Paulo para mostrar como criar mais caminhos para os ciclistas da capital paulista. Amsterdã tem 800 mil habitantes e 500 km de ciclovias, que são percorridas por meio milhão de ciclistas todos os dias. Para  a vice-prefeita de Amsterdã, Carolien Gehrels, São Paulo precisa investir em infraestrutura e ensinar as pessoas a usar as bicicletas todos os dias.

 

Amsterdã é considerada a melhor cidade do mundo para pedalar. Diariamente 40% da população de Amsterdã vai de bicicleta para o trabalho, 40% de transporte público e só 20% de carro.

 

As mulheres usam bota, sandália, bolsa e nada disso atrapalha. “Realmente gosto de descobrir a cidade de bike porque você pode ver os belos prédios e o jeito que as pessoas se comportam", diz Carolien.

 

Um cenário dos sonhos em qualquer cidade do mundo com problemas de mobilidade.  “Minha primeira impressão é que vocês não são acostumados com as bicicletas no dia-a-dia, porque nós vamos assim [de bicicleta] para o trabalho, de segunda a sexta”, fala Carolien.

 

A vice-prefeita defende vias exclusivas que funcionem todos os dias. Ainda que seja preciso tirar espaço dos carros e investir em infraestrutura. Para ela, é preciso fazer com que as pessoas se acostumem com as bicicletas no trânsito. “Você vai precisar de pelo menos três coisas: boa infraestrutura, boas bicicletas e ensinar as pessoas a usar a bicicleta desde crianças, não só aos domingos, mas no dia-a-dia”, orienta.

 

Carolien gostou da ciclovia da Avenida Faria Lima, uma das poucas faixas permanentes da cidade. Ao todo São Paulo tem 60 km de ciclovia e 11 milhões de habitantes. “É um bom começo, tem mão dupla, continuidade, belos semáforos e é realmente distante dos carros e das linhas de ônibus. É ótima”.

 

Carolien diz que colocar as bicicletas na rua é uma questão de querer mudanças. “Mudar é difícil, mas eu acho que você precisa ser até um pouco radical, você precisa escolher a bicicleta, senão nunca vai acontecer”.

 

Comentários

Augusto Tirre - 24 de Junho de 2013 às 22:42 Positivo 0 Negativo 0

Dificilmente São Paulo ou qualquer metrópole brasileira atingiria a densidade cicloviária de Amsterdã, cidade ultra-compacta e sem zonas desocupadas, que são muito comuns em nossas cidades. A questão é eleger áreas de maior potencial cicloviário.

Emmanuel Marcel Favre Nicolin - 24 de Junho de 2013 às 17:38 Positivo 0 Negativo 0

Me mato a dizer que o que importa é a densidade cicloviária. Em Amsterdam é de cerca 1,8 km por km²! Em São Paulo precisaria de mais de 2700 km de ciclovia para chegar a densidade ciclovia de Amsterdam! Longo caminho para a frente!

Clique aqui e deixe seu comentário