Escolha melhor os seus meios de transporte

Veja informações sobre os meios de transporte e algumas dicas de como diminuir seu impacto ecológico durante uma viagem ou no transporte diário

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 18 de junho de 2013

Escolha bem o seu meio de transporte

Escolha bem o seu meio de transporte

créditos: Divulgação

 

A redação do CicloVivo separou informações sobre os meios de transporte e organizou algumas dicas de como diminuir seu impacto ecológico durante uma viagem ou no transporte diário.

 

Avião: O avião é o meio de transporte mais poluente que temos. Em uma viagem de ida e volta de São Paulo até Paris, por exemplo, um passageiro da classe econômica é responsável pela emissão de 1.741 kg de gás carbônico na atmosfera. Algumas companhias estão tomando algumas medidas para quem está preocupado com a situação. Um exemplo disso é a Air France, que disponibilizou em seu site uma calculadora de CO2, que indica o quanto de gás carbônico é emitido por passageiro na atmosfera. Além disso, eles disponibilizam a venda de passagens “Eco”, que permitem o passageiro fazer a sua “compensação ambiental” através de uma companhia.

 

É necessário tanto conforto? Questione isso quando for comprar a sua passagem, pois os passageiros dos aviões de primeira classe - que possuem menos poltronas – proporcionalmente são responsáveis por maiores emissões de carbono. Evite também os vôos com escala (a maior parte da emissão de carbono está no pouso e na decolagem), e leve menos peso, pois aviões com menos cargas emitem menos CO2.

 

Ônibus: Para quem vai fazer viagens mais curtas, ônibus já é uma solução melhor do que o avião e do que o carro. Mas quando for escolher o ônibus, procure por ônibus que emitam menos CO2, que estejam regulados, e que possuam catalisador. Carregar menos peso também é válido para o ônibus poluir menos. No dia a dia, o transporte coletivo é economicamente mais viável e muito menos poluente que os carros.

 

Carros: Carros são confortáveis e práticos, mas não é uma das melhores soluções quando o assunto é poluição, pois ele emite cerca de 130g/km de CO2 (perdendo apenas para os aviões). Mas se você ainda preferir o carro, procure dar caronas, evitando assim que saiam muitos carros desnecessariamente. Faça a revisão do seu carro, cheque se está tudo em ordem e dirija cautelosamente, pois esse é os meios de transporte onde mais ocorrem acidentes.

 

Trem: Para algumas viagens, principalmente na Europa, os trens são uma ótima alternativa em termos de praticidade, economia e ecologia. Lá existem linhas de trem que passam por quase toda a Europa. Só planeje bem antes de fazer a viagem, pois se você comprar os tickets de ultima hora o preço pode sair bem elevado. Para o dia a dia nas grandes cidades, os trens e metrô são alternativas altamente eficientes, tanto por sua rapidez, como pela baixa emissão de poluentes.

 

Bicicleta: Em termos de ecologia é o melhor meio de transporte, pois não emite nenhum tipo de poluente, isso sem contar que é saudável. Em muitos países como o Japão, China e Austrália, ela é utilizada em larga escala, e existe todo um planejamento de ciclovias e de trânsito para ciclistas. Em algumas cidades brasileiras estão estudando algumas ações para incentivar o uso de bicicletas, como em São Paulo onde criaram alguns quilômetros de ciclovias.

 

Transportes Alternativos: Se você tiver um espírito mais aventureiro você pode aproveitar passeios em transportes um pouco diferentes. Você pode aproveitar a bela vista de um balão, ou passear de cavalo, camelo, ou qualquer outra coisa de forma prazerosa e divertida.

 

Leia também:

Em Macapá, transporte urbano pressiona administrações de todas as cores partidárias 

Rede Nossa São Paulo apresenta propostas para transporte público da cidade 

Falhas na mobilidade urbana fazem torcida enfrentar calvário até Arena Pernambuco 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário