As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não foram finalizadas, mas o Governo do Estado já anunciou projetos de expansão das linhas para garantirem o acesso a bairros das regiões Sul, Leste e Norte da Capital, bem como a extensão de uma das linhas já em construção até a Arena Pantanal.
O anúncio foi feito pelo governador Silval Barbosa (PMDB), durante evento realizado na Arena Pantanal, na última quarta-feira (12), quando do início da contagem regressiva para a realização da Copa do Mundo do Brasil.
“Estamos estudando a expansão do VLT para o CPA IV, Pedra 90 e Avenida dos Trabalhadores. Os outros gestores, no futuro, cada um no seu tempo – ou uma empresa que for administrar o sistema – poderá ampliar o sistema moderno de transporte de massa”, afirmou.
As obras do VLT, que hoje na Capital se concentram nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e Fernando Corrêa da Costa, possuem menos de 30% dos trabalhos concluídos até o momento e apresentam atrasos de até 180 dias, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O ritmo dos trabalhos nos canteiros de obras, que preveem a construção de viadutos, pontes e trincheiras para passagem do modal, preocupa a população e autoridades.
O projeto já se tornou alvo de críticas devido ao valor global do contrato firmado pelo Estado – R$ 1,477 bilhão – e a dificuldade da conclusão da obra a tempo para que o VLT seja usado durante o Mundial de 2014.
Em entrevista recente ao MidiaNews, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, descartou a possibilidade da obra não ser entregue até 13 de março de 2014 e afirmou que o cronograma apresentado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande não apresenta empecilhos para a conclusão do projeto no tempo contratado.
“A Secopa nunca escondeu de ninguém que essa obra seria um grande desafio – e continua sendo. Mas nós temos um contrato que vem sendo acompanhado diariamente e que ainda não deu indícios de que a obra possa não ser concluída a tempo. Ela ainda está dentro do cronograma e nós vamos continuar a afirmar e exigir o cumprimento do contrato”, disse.
Via verde
O governador afirmou ainda que, além da expansão do novo modal de transporte coletivo, irá deixar para os futuros gestores um projeto pronto para implantação de uma nova Perimetral para a Capital, chamada de Via Verde, que ligará a Avenida Beira Rio até o Centro Político Administrativo.
“Teremos uma Cuiabá moderna e charmosa a partir do ano que vem, com todas as obras construídas e essas outras que nós já estamos planejando e executando o projeto para deixar como legado para os futuros gestores”, afirmou.
Leia também:
Governo do MT nega atrasos e assegura VLT até a Copa
Obras do VLT de Cuiabá têm atraso de até 180 dias
Veja novas imagens dos vagões do VLT de Cuiabá