O comitê organizador da Copa das Confederações, que começa neste sábado (15), pede que os torcedores deixem os carros em casa e usem o transporte coletivo, principalmente o metrô. Em Pernambuco, a estação Joana Bezerra, uma das mais movimentadas do Recife, enfrenta problemas de falta de estrutura e sinalização que vão dificultar a locomoção dos turistas durante o evento.
Integrada com o Sistema Especial Integrado, do Grande Recife Consórcio de Transporte, a estação recebe aproximadamente 60 mil pessoas por dia. Na entrada, o nome da estação está precisando ser renovado. No meio-fio, o lixo se acumula pelo chão. Na parte interna do local, não há banheiros. "Tem que ter um banheiro. Morei 12 anos no Rio [de Janeiro] e tudo isso tinha", comparou a empregada doméstica Severina das Neves.
As escadas rolantes não estão funcionando desde o dia 17 de maio, quando fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana do Recife e alagaram o metrô. Os passageiros têm que subir degrau por degrau. Em relação a placas, a estação Joana Bezerra carece de sinalização bilíngue para orientar o turista estrangeiro, e os funcionários do metrô não estão preparados para falar em outras línguas.
"Ainda falta muita coisa, principalmente esse fluxo de pessoas demais e pouco metrô, poucos ônibus", disse a psicopedagoga Adeilda Vieira. A segurança no metrô também precisa ser reforçada. Enquanto a reportagem do NETV 2ª edição esteve no local, havia apenas um guarda na plataforma.
A assessoria de imprensa do Metrorec informou que seis guardas patrimoniais fazem a segurança da estação Joana Bezerra a cada turno. Eles contam ainda com o apoio da Polícia Militar. A assessoria disse também que apesar de as peças das escadas rolantes ainda não terem chegado, os elevadores estão funcionando normalmente e os passageiros podem usar os banheiros dos terminais de integração. Com relação à sinalização em inglês, o Metrorec disse que vai instalar ao longo desta semana placas informativas para os turistas estrangeiros.
Ingressos
De acordo com um balanço divulgado pela Fifa, 85% dos ingressos para os jogos em Pernambuco da Copa das Confederações foram comprados pelo público local, 13% foram vendidos a brasileiros que moram em outros estados e 2% a torcedores estrangeiros. O jogo mais procurado é Espanha e Uruguai, que acontece no domingo (16).
Leia também:
Com obra inacabada, nova estação do metrô do Recife é inaugurada
Carros cercam praças do Recife
Atraso, calor e superlotação: a rotina de quem usa metrô no Recife