O secretário da Copa, Maurício Guimarães, descartou o resultado do relatório divulgado na terça-feira (4) pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), de que nenhuma das obras de mobilidade urbana sobre trilhos ficarão prontas para receber a Copa do Mundo de 2014.
Para o secretário, existe um contrato com cronograma previsto para entregar as obras em 16 de março de 2014, e que se existe qualquer risco do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não ficar pronto, o consórcio é que deve realizar o anúncio. “Não concordo com o relatório da ANPTrilhos porque a empresa não me mostrou indicadores de atrasos; logo, as obras estarão concluídas a tempo de receber o Mundial”, enfatizou.
A ANPTrilhos informou que o balanço da implantação das obras é “desalentador”. O relatório da associação é coerente com o relatório sobre o andamento das obras da Copa divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) também na última terça (4).
Conforme o TCE, há um ano e meio para a realização do Mundial, Mato Grosso concluiu apenas 34,8% das obras previstas, sendo que as obras do VLT atingiram pouco mais de 27% do total a ser executado, o que representa metade do que estava previsto no contrato original.