Até agora, 27,6% das obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá foram executadas até o momento, segundo o 4º relatório de avaliação físico-financeira da obra, divulgado na última terça-feira (4) pelo Tribunal de Contas do Estado.
Segundo o documento, que tem como referência os serviços executados pelo Consórcio VLT Cuiabá até o dia 30 de abril deste ano, o atraso na obra varia de 150 a 180 dias. Isso porque, até esta data, o previsto era que 54,95% dos trabalhos estivessem concluídos.
Tal atraso comprometeria o cumprimento do cronograma já divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que prevê a entrega da obra em 13 de março de 2014.
Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), William Brito, que acompanhou a apresentação do relatório, não há como o Governo do Estado garantir a entrega da obra antes da realização do Mundial de Futebol.
“Apesar da Secopa ser otimista, achamos que não vai ficar pronto. O previsto era que metade da obra já estivesse concluída e o que vemos é que há um atraso significativo no cronograma”, avaliou.
Cauteloso, o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secopa no TCE, preferiu não fazer projeções a respeito da obra, dizendo ser muito cedo para avaliar se será possível o trabalho ser concluído a tempo.
“A situação é grave, mas não é insolúvel. Os ritmos das obras foram incrementados nos últimos meses e acredito que no final de julho poderemos fazer uma projeção melhor e mais segura sobre o andamento da obra”, afirmou.
Orçada em R$ 1,477 bilhão e iniciada no 2º semestre do ano passado, a obra já consumiu R$ 407,8 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado.
Avanço
As obras do VLT avançaram bastante em relação ao último relatório apresentado pelo TCE, com recorte em 30 de março deste ano.
O documento aponta que, em apenas 30 dias, houve um avanço de 13,42% nas obras de implantação do modal, o que é visto como um ponto positivo a favor do consórcio responsável pela execução do projeto.
A obra
O consórcio VLT Cuiabá é responsável não apenas pela implantação do modal e a construção dos vagões, como também pela construção de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.
Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.
Em execução
Atualmente, estão em andamento em Cuiabá as obras dos viadutos da UFMT e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel Duarte; e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.
Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; do Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar (ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon); e a adequação da Avenida João Ponce de Arruda para a implantação dos trilhos.
Vagões
Segundo a Secopa, dois dos 40 carros que compõem o VLT de Cuiabá devem chegar à Capital entre o final de julho e o início de agosto deste ano.
Formados por sete módulos cada um e com capacidade para transportar até 400 passageiros por carro, os veículos estão sendo construídos na Espanha.
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