Via que ficou mundialmente conhecida como o local do atropelamento coletivo de 17 ciclistas em 25 de fevereiro de 2011, a rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, ganhará uma ciclovia nos próximos dias. A expectativa é inaugurar a obra neste sábado, mas existe a possibilidade de ficar para a semana que vem.
Apesar de ainda não estar completamente pronta, a ciclovia de 880 metros já é utilizada por ciclistas, especialmente os que distribuem bombonas de água com as magrelas no bairro. Atualmente, técnicos da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) atuam na finalização da sinalização horizontal.
Placas com indicações para motoristas e ciclistas precisam ser instaladas e sinaleiras, já fixadas, esperam ser ligadas. A via terá mão dupla de circulação, com tachões colocados no chão para demarcar a área das bicicletas e dos veículos, que poderão estacionar junto à ciclovia em alguns trechos.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, disse que hoje se reunirá com a equipe responsável pela obra para definir a data da inauguração. A ciclovia é a primeira fase de um projeto maior. Posteriormente, o projeto prevê o prolongamento da ciclovia nas duas extremidades. A via será expandida pela Loureiro da Silva até a esquina com a rua Vasco Alves, no Centro Histórico, a cerca de 300 metros da Usina. Na outra ponta, o plano é continuar até a Ipiranga, passando pela praça Garibaldi e Erico Verissimo. No total, os três trechos somarão 2,6 quilômetros.
Leia também:
Aeromóvel de Porto Alegre:estudo é entregue à prefeitura
Respeite, um carro a menos no Rio
Capital gaúcha terá mais duas ciclovias