A ciclovia que está sendo implantada pela prefeitura na Avenida Ana Costa entrou na fase final de obras. Segundo a Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), toda a extensão da via já recebeu camada de concreto e forração de grama.
Quando estiver pronta, a pista exclusiva para ciclistas da Ana Costa, de 3.500 metros de extensão, será interligada às ciclovias da orla da praia e das avenidas Rangel Pestana e Pinheiro Machado. O trajeto será completado pela ligação com a ciclovia da Avenida Cláudio Luiz da Costa (em frente à Santa Casa), que termina na Praça dos Andradas, no Centro.
De acordo com o arquiteto Ronald Santos, do Departamento de Obras da Seidi, o último estágio do empreendimento será a ligação com a ciclovia da praia e a intervenção na Praça da Independência.
Segundo ele, o projeto não irá alterar a configuração da praça, tombada pelo Condepasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).
Serão colocados taxões na calçada em volta da praça para definir o traçado da ciclovia. "Tomamos o cuidado de preservar o calçamento e as palmeiras com telas no solo, para facilitar o escoamento de água da chuva", explica.
Pelo projeto desenvolvido pela Prodesan, o canteiro central, antes usado como calçada, será área exclusiva de bicicletas. As pessoas só poderão atravessar a Ana Costa pelas passagens que coincidem com as faixas de pedestres.